Campinas participa do congresso brasileiro de Caps

25/06/2004

Talita El Kadri

Campinas participa, de segunda-feira, dia 28 de junho, a quinta-feira, dia 1 de julho, do Congresso Brasileiro de Centros de Atenção Psicossocial (Caps), na ITM Expo, Vila Leopoldina, em São Paulo. A cidade estará presente com profissionais dos seus nove Caps, além dos apoiadores distritais e supervisores dos serviços da rede municipal saúde mental.

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo do congresso é discutir o que acontece nos serviços de saúde mental, apontar desafios da atenção diária e da reabilitação psicossocial e, também, promover a troca de experiências e idéias entre os participantes.

Durante os quatro dias serão promovidas oficinas, cursos, mesas-redondas, e ainda, cada estado do país terá um estande no local para apresentação de produções dos Caps de sua região. Existem três temas principais a serem trabalhados no congresso: "Laços Sociais", "O Cuidado Quotidiano nos Caps" e "Trabalhadores, Usuários e Familiares – transformando relações, produzindo novos diálogos".

De acordo com a coordenadora municipal de saúde mental de Campinas, Clarice Scopin Ribeiro, os profissionais dos Caps da cidade vão contribuir para a realização das seguintes oficinas: "O acompanhamento dos usuários no serviço e na comunidade"; "A relação dos Caps com a atenção básica – experiência de trabalho articulado"; "A atenção à criança e ao adolescente" e "Experiências de cooperativas e/ou geração de trabalho e renda". Eles também estarão na organização do curso "A invenção cotidiana dos Caps como serviços substitutivos e territoriais".

"Temos o objetivo de, nesse evento, estabelecer um diálogo com outras experiências em curso no país para que possamos cada vez mais aprimorar a nossa proposta do ‘atender em liberdade’ e consolidar a política de Saúde Mental no nosso município", afirma Clarice.

Conheça a rede de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Campinas:

Caps Estação
Distrito de Saúde Norte – fones: 3236-0933 ou 3226-1843

Caps Toninho
Distrito de Saúde Sul – fone: 3271-3277

Caps Esperança
Distrito de Saúde Leste – fone: 3243-7782

Caps Novo Tempo
Distrito de Saúde Sudoeste – fone: 3223-1831

Caps David Capistrano
Distrito de Saúde Sudoeste – fones: 3266-7878 / 3266-8414

Caps Integração