Saúde finaliza projeto de redução de danos para uso indiscriminado de silicone em travestis

28/06/2004

A Secretaria de Saúde de Campinas pretende encerrar nesta terça-feira, 29 de junho, a elaboração do Protocolo Paidéia de redução de danos para o uso indiscriminado de hormonioterapia e silicone líquido industrial em travestis. A reunião para conclusão dos trabalhos ocorre das 9h às 12h, no 11o andar da Prefeitura. O protocolo faz parte da política pública municipal voltada para a população GLTTB de Campinas e atende a reivindicação do movimento homossexual apontada no Orçamento Participativo (OP), na temática da Cidadania.

A redução de danos inclui medidas de saúde pública para diminuir as conseqüências adversas do uso de substâncias como drogas e silicone industrial e o uso indevido de substâncias como remédios e hormônios, que as travestis usam para tornar o corpo e a voz mais femininos. O uso indiscriminado dessas substância traz diversos riscos para saúde e efeitos colaterais que vão desde dor de cabeça e náuseas até embolia pulmonar e insuficiência hepática. Também há risco de morte.

Com a implantação do protocolo, a Secretaria Municipal de Saúde pretende capacitar os funcionários da rede para divulgar informações quanto aos riscos do utilização indevida de hormônio e silicone e melhorar o atendimento a esse segmento da população, considerado marginalizado. "As ações na área de saúde também têm o intuito de colaborar no resgate da cidadania das travestis", diz a médica sanitarista Dora Zanin, coordenadora municipal da Saúde do Adulto.

O projeto de redução de danos vai ser colocado em prática, por meio de um projeto piloto, nos centros de saúde Itatinga (região Sudoeste), Anchieta (região Norte) e Centro (região Leste), e a expectativa é atender, inicialmente, 200 travestis. Esse projeto visa oferecer atenção integral à saúde destas pessoas. Elas devem procurar o Centro de Referência de Gays, Lésbicas, Transexuais, transgêneros e bissexuais (GLTTB) para o devido encaminhamento aos Centros de Saúde e para demais informações.

O protocolo foi elaborado por uma equipe formada por representantes do Centro de Referência de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (CR-DST/Aids), da Policlínica II, do Hospital Mário Gatti, do Núcleo de Apoio às Ações de Saúde (Naas) e dos Centros de Saúde. Todos estes serviços são da rede municipal de Saúde.

Conferência. O protocolo de redução de danos foi apresentado durante a segunda conferência GLTTB de Campinas nos últimos dias 18, 19 e 20. O evento foi organizado pelo Fórum de Gays, Lésbicas, Travestis, Transexuais e Bissexuais de Campinas e faz parte da programação do II Mês da Diversidade Sexual. Durante o evento, com a presença de ativistas, secretários municipais, especialistas e políticos, houve discussões e troca de experiências de assuntos e estratégias referentes ao movimento homossexual.

Volta ao índice de notícias