Campinas sedia curso de Banco de Leite Humano

28/06/2004

Talita El Kadri

Campinas recebe de hoje, dia 28 de junho, a sexta-feira, dia 3 de julho, o I Curso Macrorregional de Banco de Leite Humano Teórico-Prático de Processamento e Controle de Qualidade, no Anfiteatro da Maternidade de Campinas. É a primeira vez que uma capacitação deste tipo acontece fora dos centros de referência de Bancos de Leite – as cidades de Ribeirão Preto e São Paulo.

"Campinas foi escolhida a primeira sede dos cursos descentralizados porque a Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê de Aleitamento da cidade foram os primeiros a manifestar interesse e viabilizar, por meio de apoios e parcerias, a realização do evento", informa Anália Ribeiro Heck, coordenadora do Centro de Referência de Banco de Leite do interior, com sede em Ribeirão Preto, e também integrante da Comissão Estadual de Banco de Leite.

O evento é uma capacitação para funcionários dos bancos de leite e para pessoas que vão abrir uma unidade de banco de leite ou posto de coleta. O curso, com duração de 40 horas, terá participação de profissionais da Vigilância e Saúde (VISA) Norte, da Direção Regional de Saúde (DIR) XII, do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) e do Banco de Leite Humano Municipal de Campinas, além de profissionais das cidades de Sumaré, Itú, Rio Claro, Jundiaí, Limeira, Piracicaba e Itapira.

"A capacitação é padronizada pelo Ministério da Saúde. Orientamos como fazer o processamento desde a coleta do leite até a utilização", explica Maria José G. Mattar, coordenadora do Centro de Referência de Banco de Leite da Região Metropolitana e Grande São Paulo e integrante da Comissão Estadual de Banco de Leite. Mattar informa que os Bancos de Leite devem funcionar de acordo com as normas da Comissão Nacional de Banco de Leite Humano e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que devem ter pelo menos um funcionário capacitado pelo curso.

De acordo com a coordenadora do Centro de Lactação – Banco de Leite Humano Municipal, a médica pediatra Cláudia Monteiro, promover as palestras nas principais metrópoles regionais possibilita capacitar mais pessoas. "Com a descentralização do curso podemos atender um maior número de pessoas, já que existe grande dificuldade para enviar profissionais dos bancos de leite para Ribeirão Preto ou São Paulo e mantê-los lá durante uma semana".

O Centro de Lactação – Banco de Leite Humano de Campinas foi implantado em 1993, numa parceria da Prefeitura Municipal com a Maternidade de Campinas. O centro já atendeu mais de 26 mil mulheres e arrecadou mais de 7 mil litros de leite.