Campinas recebe veículos para o controle de doenças

29/06/2004

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas recebeu nesta terça-feira, 29 de junho, do Ministério da Saúde, três furgões para o reforço das ações de Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde. Os veículos são parte dos recursos da ordem de R$ 389.159,00, do Governo Federal, destinados para todo Estado de São Paulo em veículos e equipamentos.

A entrega foi feita pelo secretário de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, nesta terça-feira, no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em São Paulo, na avenida 9 de Julho, 611, 5º Andar, no bairro Bela Vista. Na semana passada, Campinas recebeu, também do Ministério da Saúde, oito ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) (Leia nesta página).

"Temos uma necessidade sempre crescente de veículos e estes furgões chegam em bom momento, como um presente pelos 230 anos da cidade. Com o reforço podemos qualificar ainda mais a coordenação e a execução de ações de epidemiologia e controle de doenças", diz a enfermeira sanitarista Salma Balista, coordenadora da Saúde Coletiva de Campinas.

Com os novos furgões, a Secretaria de Saúde passa a dispor de uma frota de 137 veículos que são utilizados para toda rede municipal de Saúde incluindo as ações de Vigilância em Saúde.

O motorista João Aparecido Bassi, coordenador do setor de transportes da Secretaria de Saúde, informa que os furgões são adequados para entregar produtos e materiais. "Como os veículos são destinados especificamente para a Vigilância em Saúde, vamos poder reforçar as ações deste setor e reaproveitar, quando necessário, os veículos dos quais já dispunhámos para outras atividades", diz.

Oito ambulâncias novas reforçam frota do Samu

No último dia 22, a Prefeitura de Campinas recebeu, também do Ministério da Saúde, oito novas ambulâncias equipadas para ampliar e qualificar ainda mais o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com as novas viaturas, o Samu/Campinas passou a operar com uma frota própria composta por 26 veículos, entre viaturas básicas e equipadas com Unidade de terapia Intensiva (UTI) ou suporte avançado para atender à população de 1,03 milhão de habitantes. Até 2001, o serviço atuava com frota terceirizada.

"A entrega de novas ambulâncias equipadas reforça a frota, garantindo melhores condições de trabalho aos funcionários, e permite que Campinas melhore e amplie ainda mais a assistência prestada à população nos casos de urgência", diz Joaquim José de Oliveira Filho, coordenador da área de urgência da Secretaria de Saúde de Campinas. "O reforço também possibilita consolidar a política de atenção às urgências e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) do município".

Além das ambulâncias, o Ministério da Saúde passou a disponibilizar, desde março, para o Samu/Campinas uma verba mensal de R$ 260 mil, o que representa aproximadamente 50% do custo total do serviço. Também foram destinados R$ 200 mil para investimentos na ampliação da central de regulação médica de urgência.

O Samu/192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências. A população de Campinas já conta com o Samu, que atua conforme modelo proposto pelo Ministério da Saúde, há oito anos. A unidade, da Prefeitura, presta atendimento de urgência e emergência no local onde o cidadão se encontra e, se necessário, após estabilizar a vítima, transporta-a para um serviço médico. O serviço atende às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e psiquiátrica.

Segundo Oliveira Filho, com o socorro precoce prestado pelas equipes do Samu é possível reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de agilidade nos primeiros socorros. "Além disso, organiza a assistência, agilizando o atendimento", afirma.

Além da frota de 26 veículos, o Samu/Campinas conta com central de regulação médica de urgência para coordenar os atendimentos. A central funciona 24 horas por dia sempre com a presença de um médico. O médico regulador vai avaliar as necessidades de cada pedido de ajuda e dará a melhor resposta para cada caso, que pode ser uma orientação, um conselho ou o envio de uma ambulância.

O Samu/Campinas recebe 5 mil solicitações por mês e ainda realiza o transporte de 2,5 mil pacientes crônicos, que, sem recursos próprios, carecem de ser transportados para serviços de hemodiálise, fisioterapia, radioterapia e quimoterapia. Para acionar o Samu, basta um telefonema gratuito para o número 192.