Ações de educação em saúde marcam Dia do Caminhoneiro

29/06/2004

O Centro de Saúde (CS) Padre Anchieta, o Centro Social da Vila Padre Anchieta e o auto-posto Três Vias, promovem em parceria, nesta quarta-feira, 30 de junho, um dia de ações educativas em saúde para os motoristas de caminhão que utilizam o posto. O evento marca o Dia do Caminhoneiro e o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, comemorado em 1o de julho. O Três Vias fica na rua Batista Raffi, paralela a Anhangüera, no bairro Nova Aparecida, região Norte de Campinas, e é ponto de referência para caminhoneiros.

Durante a manhã, os motoristas de caminhão que comparecerem ao posto poderão cortar os cabelos. A partir do meio-dia, uma equipe de saúde do CS Padre Anchieta vai conscientizar os caminhoneiros sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids e sobre os prejuízos do tabaco e do alcoolismo. Também vão ser distribuídos preservativos, escovas e pastas de dente.

As equipes ainda vão medir a pressão arterial e fazer o exame de destro, que mede o nível
de glicose e serve para verificar a diabetes. As pessoas que apresentarem resultados de exame alterados vão ser encaminhadas aos centros de saúde.

Segundo a agente de saúde Maria Sandra Correia de Carvalho, os caminhoneiros vão ser alertados sobre os riscos de alcoolismo no trânsito, sobre como manter uma alimentação saudável mesmo na estrada e sobre a importância do uso de preservativos.

Sandra afirma ainda que os motoristas vão ser orientados a procurar os serviços de saúde, mesmo quando estiverem longe de casa. "Eles, como qualquer outro cidadão, têm direito a atenção a saúde, mas muitas vezes não sabem como e onde procurar assistência quando estão viajando. Nós vamos explicar que os motoristas devem ligar no telefone 156, em qualquer lugar que estiverem, e assim vão ser informados dos centros de saúde e prontos-socorros disponíveis nas localidades", diz.

O CS Padre Anchieta fica na avenida Papa João Paulo II, s/n. Os telefones são 3281-3009 e 3282-4787. A unidade atende de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 21h.

Volta ao índice de notícias