Festas juninas agitam Complexo Ouro Verde e centros de Saúde

29/06/2004

Talita El Kadri

As secretarias municipais de Cultura, Esportes e Turismo, de Serviços Públicos e de Saúde reúnem a população da Região Sudoeste de Campinas em uma grande festa no Complexo Ouro Verde a partir das 13h do sábado, dia 3 de julho, com participação de todos os Centros de Saúde (CS) daquela área da cidade.

O arraial vai ser completo, com programação que terá shows de músicos moradores da Sudoeste, quadrilha e bingos com dois grandes prêmios – um salário mínimo e um cestão de variedade que inclui uma cesta básica. Cada CS da região vai comandar uma barraca de comidas típicas ou brincadeiras, e a renda será revertida para as respectivas unidades.

Vila Rica. A festa caipira do CS Vila Rica (região Sul) acontece na sexta-feira, dia 2 de julho, às 13h, na Praça da Igreja São Francisco de Assis, na Vila Rica. O arraial, que junta tradição da roça com aspectos modernos da cultura, vai ter até DJ. O convidado especial da festa é o Centro de Saúde Esmeraldina que terá direito a uma barraca típica. Os grupos terapêuticos do CS serão responsáveis pelas outras barracas de comes e bebes. A renda irá para os respectivos grupos.

A agente de saúde do CS Vila Rica, Maria Inês Aparecida Pereira de Campos, afirma que a festa reforça o vínculo entre população e Centro de Saúde, além de apresentar para a comunidade os recursos disponíveis na rede pública municipal de saúde. "Queremos aproveitar a oportunidade para expandir a saúde entre a população, vamos apresentar, entre outras coisas, maquetes referentes a dengue", diz.

Carvalho de Moura. No Centro de Saúde Carvalho de Moura (região Sul), o arraial começa a partir das 16h, no sábado, dia 3, na sede do próprio CS, na rua Celso Lúglio, s/no.

A festa está sendo organizada com participação da população e apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Na programação consta sanfoneiro, bingo, duas quadrilhas formadas por funcionários e usuários do Centro de Saúde e dez barracas juninas comandadas por entidades que representam a comunidade da abrangência do Carvalho de Moura. A arrecadação em dinheiro será destinada às instituições.

A auxiliar de enfermagem do CS Carvalho de Moura, Edmari Cristiane Iodice Uno, informa que o programa Paidéia – Saúde da Família tem como diretriz melhorar a qualidade de vida e promover a saúde dos usuários. "Temos que zelar pelo bem estar da comunidade para além do consultório médico, com passeios, festas, atividades físicas e outras diversões. Afinal, quem não se distrai, adoece".