Ambulatório Ouro Verde inaugura serviço de próteses dentárias

30/06/2004

Talita El Kadri

O ambulatório Ouro Verde começou a atender, esta semana, moradores da região Sudoeste de Campinas que utilizam a rede municipal de saúde e que necessitam de prótese dentária. Até o momento, o benefício estava sendo disponibilizado na rede municipal de saúde para usuários das regiões Leste, Noroeste, Sul e Norte e, a partir da última terça-feira, dia 29, todas as regiões da cidade estão sendo contempladas com o serviço. A medida atende a uma das indicações apontadas no Orçamento Participativo (OP) de 2003.

No primeiro dia de funcionamento, o ambulatório Ouro Verde atendeu 11 pessoas e outras 11 esperam pelo atendimento nesta quinta-feira. O serviço na região Sudoeste vai dispor de 16 horas semanais para atendimento à população, às terças-feiras e quintas-feiras.

Os usuários que precisarem do serviço serão encaminhados pelos seus respectivos centros de saúde para o Complexo Ouro Verde de acordo com as necessidades elencadas pelas equipes de referência. Segundo o coordenador municipal da área de Saúde Bucal, Isamu Marakami, são necessárias cinco visitas ao dentista para moldar, escolher os dentes, provar e entregar a prótese finalizada. De acordo com ele, no ambulatório Ouro Verde a expectativa é de 22 atendimentos a cada 5 semanas.

Conforme levantamento da Secretaria de Saúde, de 2002, 58% da população de Campinas com mais de 65 anos utilizam próteses na arcada superior e 33% na arcada inferior. Também há uma demanda reprimida, de pessoas que necessitam e não têm acesso, de 33% da população nesta faixa etária que necessita de próteses superior e de 41% que precisa de prótese inferior.