Delegacias de Campinas são capacitadas para acolher vítimas de violência sexual

01/06/2005

A Prefeitura, por meio do Programa Iluminar Campinas, vai capacitar nesta quinta-feira, 2 de junho, delegados e escrivãos de Polícia para acolher, orientar e encaminhar mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência sexual na cidade. O evento, promovido em parceria com o Instituto de Medicina Legal (IML), acontece a partir das 15h na Sociedade de Medicina a Cirurgia de Campinas (SMCC). Durante o evento, o IML vai apresentar sua página na internet, que apresenta todos os serviços prestados pelo instituto e pode ser acessada pela população.

A médica sanitarista Verônica Gomes Alencar, coordenadora do Iluminar, informa que grande parte das ocorrências deste tipo de violência acontece à noite e durante os finais de semana e feriados, quando a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) encontra-se fechada. "Por isso, é fundamental que estes profissionais estejam preparados para acolher e encaminhar as pessoas para os primeiros cuidados relacionados à saúde física e mental", diz.

Segundo Verônica, a capacitação de delegados e escrivãos representa grande avanço na construção da rede de cuidados do Iluminar que inclui todos os serviços públicos municipais de saúde, de educação, de assistência social, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, IML, serviço 156 da Prefeitura, Centro de Referência Integral à Saúde da Mulher (Caism), pediatria do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e outros.

Saiba mais. O Iluminar, programa criado e mantido pela Prefeitura desde 2001, estabeleceu a rede e um fluxo de atendimento da seguinte maneira: ao ser recebido em uma unidade de saúde, escola, Conselho Tutelar ou em qualquer Centro de Referência, a vítima é acolhida e orientada, a queixa é identificada e a pessoa é imediatamente encaminhada para atendimento médico e assistência psicológica.

No caso de mulheres, o atendimento inclui anticoncepção de emergência. Em todos os casos é feita a imunização contra hepatite e aplicação do coquetel contra o vírus HIV. A vítima também é orientada para fazer Boletim de Ocorrência (BO) e a agendar exame de corpo de delito. Após o atendimento, o caso é notificado, por meio de uma ficha única, à Secretaria de Saúde, e, nos casos de crianças e adolescentes, também ao Conselho Tutelar.

Para a formação da rede, o Iluminar capacitou toda a Guarda Municipal, os profissionais das escolas municipais, creches e Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), os serviços da Secretaria de Assistência Social, funcionários da Delegacia da Mulher e do IML, além das equipes do 156, dos Prontos-Socorros municipais e do Serviço Municipal de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para acolher os cidadãos vítimas da violência sexual.

Todo cidadão que sofrer violência sexual deve procurar um serviço de saúde antes de 72 horas. Segundo informa a Secretaria Municipal de Saúde, quanto mais cedo as vítimas procurarem assistência, mais rápido o trauma físico pode ser diminuído por meio da prevenção de doenças sexuais e, no caso das mulheres, de uma gravidez por estupro.

Atualmente, são registrados, por mês em Campinas, cerca de 80 casos de violência doméstica e sexual. Mas os números são subnotificados, já que grande parte das pessoas não procurar ajuda. A idéia, com o Iluminar, é sensibilizar as pessoas para que procurem os serviços da rede de acolhimento e assistência. A partir da notificação dos casos, o programa pretende, também, desenvolver políticas públicas mais eficazes para a questão da violência sexual e doméstica.

Mais informações:
Denize Assis