Atividades para revitalizar Bosque do Itajaí marcam Dia do Meio Ambiente na Noroeste

02/06/2005

Para marcar a Semana Municipal do Meio Ambiente e o Dia Internacional do Meio Ambiente, em 5 de junho, o Centro de Saúde (CS) Itajaí, na Região Noroeste de Campinas, e a Associação de Amigos de Bairro Parque I e II, promovem nesta sexta-feira, 3 de junho, uma série de atividades voltadas para a recuperação e urbanização do Bosque do Itajaí e Parque da Floresta, localizado entre as ruas Orlando Pascoal, Alziro Arten e rua 55.

O evento, que tem parceria da Vigilância em Saúde (Visa) Noroeste e Secretarias Municipais de Serviços Públicos e de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e de escolas da região, inclui apresentações, das 8h às 12h nas imediações do Bosque, de grupos de dança, ginástica, ginástica chinesa Lian Gong e vivência dos Centros de Saúde Itajaí e Floresta e do Módulo de Saúde da Família do Jardim Lisa.

No mesmo local, haverá oficina de reciclagem do Serviço de Saúde Cândido Ferreira, apresentação de capoeira e coral da Organização Não Governamental Casa do Anjos, número musical de morador da comunidade e apresentação do número de dança Em homenagem à Mãe Terra de alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Brincando com as Letras. Às 11h, os organizadores do evento apresentam, para comunidade e autoridades públicas, projeto de revitalização do Bosque. A programação inclui ainda exposição de trabalhos das escolas municipais e estaduais da região e stand educativo, das 9h às 15h, no Pisão, sede da Associação dos Amigos de Bairro do Parque Itajaí I e II.

Segundo a fonoaudióloga sanitarista Maria Rita de Oliveira, coordenadora do CS Itajaí, o Bosquinho, como é conhecido pela população, é a única área pública de lazer naquela comunidade. "O local estava descuidado e as pessoas aproveitavam a situação para descartar resíduos no local. A situação transformou o ambiente em criadouro de animais peçonhentos, como escorpiões e ratos, que passaram até a invadir as casas levando riscos de doenças e acidentes. Então, as associações de bairro procuraram o Centro de Saúde e propuseram um trabalho conjunto de revitalização", diz.

Maria Rita informa que existe relação direta entre meio ambiente e saúde e, por isso, o CS Itajaí entendeu como necessidade ‘abraçar’ o projeto de revitalizar e promover no local um espaço de lazer e convivência e de educação ambiental.

Denize Assis

Mais informações: