Campanha de Prevenção do Câncer Bucal atinge 8,4 mil idosos em Campinas

03/06/2005

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, examinou as condições de saúde bucal de 8,4 mil pessoas com mais de 60 anos durante a Campanha de Prevenção do Câncer de Boca, que ocorreu junto com a 8a edição da Campanha de Vacinação do Idoso nos meses de abril e maio deste ano. O balanço, divulgado nesta sexta-feira, 3 de junho, pela coordenação municipal da Área de Saúde Bucal, apontou um aumento de 70% em relação ao público examinado na campanha de 2004. Esses são melhores índices já obtidos desde o primeiro ano em que as duas campanhas passaram a ser realizadas simultaneamente, em 2002.

"O resultado é excelente. Mostra que as unidades de saúde estão se organizando melhor para a campanha e reconhecendo a importância do evento no contexto da saúde do idoso. Por outro lado, aponta que os usuários estão mais conscientizados em relação à importância do exame clínico para a prevenção deste câncer, além de demonstrar que a população está mais preocupada com sua saúde bucal", avalia o cirurgião dentista e sanitarista Isamu Murakami, coordenador Municipal de Saúde Bucal.

De acordo com Murakami, do total de pessoas examinadas, 7,2 mil (86%) não apresentavam alterações. Outros 1,06 mil (12,6%) tinham problemas reversíveis - como aquelas lesões em que um ajuste na prótese pode solucionar - e foram referidos para acompanhamento e tratamento nas próprias unidades.

Em relação aos casos com suspeita de malignidade, foram detectados 144 pacientes, o que representa 1,7% do total de pacientes avaliados. "Estas pessoas já foram encaminhadas para os serviços de referências na Faculdade de Odontologia do Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas) e na clínica de Diagnóstico Bucal da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC), que fazem exames mais apurados, e caso diagnostiquem o câncer, encaminham o caso para tratamento específico

Durante a Campanha, os profissionais de saúde também desenvolveram atividades de educação e prevenção das lesões bucais. "O objetivo é conscientizar os cidadãos e incentivá-los a criar o hábito de fazer regularmente o auto-exame de boca, além de orientá-los sobre cuidados que devem ser tomados para manter a saúde bucal", diz Murakami.

O coordenador explica que o exame clínico está disponível na rotina dos Centros de Saúde em qualquer época do ano. No entanto, a ocasião da Vacinação do Idoso leva mais pessoas às unidades e, por isso, a Secretaria de Saúde aproveita para intensificar o trabalho e chamar atenção para a questão.

Saiba mais. O câncer de boca atinge em maior incidência pessoas que fazem uso contínuo de tabaco e álcool, portadores de próteses totais e removíveis e que apresentem algum fator traumático nos dentes como dentes cariados e pontiagudos e restaurações fraturadas. A má higiene bucal também é um fator de risco.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de boca é o oitavo mais comum entre os homens e o nono entre as mulheres. Em Campinas, segundo dados da Vigilância em Saúde (Visa) da Prefeitura, em 2003, foram registrados 664 óbitos por câncer em geral no município. Destes, 15 foram de origem bucal, sendo 13 (3,75%) em homens e dois (0,63%) em mulheres.

Prevenção. As recomendações para a prevenção do câncer de boca são evitar o cigarro, bebidas alcoólicas em excesso, promover a higiene bucal, manter os dentes bem tratados e, nos casos em que uma ferida não cicatrizar em menos de três semana, procurar um profissional, pois 90% dos casos diagnosticados no início da doença são curáveis. Segundo Isamu Murakami, uma dieta saudável, rica em verduras e frutas, é outra forma de prevenir a doença. No caso do câncer de lábio é necessário evitar exposição ao sol.

Denize Assis

Mais informações: