Equipes da Saúde já visitaram 6,5 mil casas durante ações anti-dengue no São Domingos

06/06/2005

Exames confirmaram mais oito casos da doença hoje,
seis nesta
comunidade

A Prefeitura de Campinas, por meio das equipes da Secretaria Municipal de Saúde, já visitou 6,5 mil casas nos bairros Jardim Fernanda, Jardim Campo Belo 2, Jardim Marisa e Dom Gilberto, durante as ações para reforçar o controle da dengue na abrangência do Centro de Saúde (CS) São Domingos, Região Sul de Campinas.

A intensificação dos trabalhos, iniciada em 9 de maio, tem como objetivo interromper a transmissão da doença na comunidade onde já foram registrados 49 casos autóctones este ano, todos a partir de abril. Deste total, seis ocorrências foram confirmadas nesta segunda-feira, 6 de junho. Ao todo, Campinas notificou 79 casos de dengue este ano, sendo 63 autóctones - com transmissão no município.

Nas visitas, as equipes orientaram moradores, inviabilizaram criadouros, aplicaram larvicida biológico, procuraram pessoas com sintomas da doença e encaminharam suspeitos para a assistência e acompanhamento criterioso. Os profissionais ainda vistoriaram e fizeram manutenção em caixas e outros recipientes de armazenagem de água.

Desde o início das atividades, segundo a bióloga Heloísa Girardi Malavasi, da Visa Sul, 400 caixas d´água foram teladas e 500 pneus removidos. "E a estratégia prossegue até a interrupção da transmissão", diz Heloísa. Os trabalhos contam com parceria da Superintendência do Controle de Endemias (Sucen) e da Sanasa.

Heloísa informa que a intensificação dos trabalhos inclui, ainda, coleta domiciliar de sangue, no caso de pessoas com suspeita da doença que não retornaram ao Centro de Saúde para o procedimento. "Os exames nem sempre podem ser colhidos no momento em que é feita a suspeita já que, para a coleta, o paciente precisa estar com mais de quatro dias de febre", diz.

Outra providência adotada pela Secretaria de Saúde foi a divulgação de informe técnico para profissionais de saúde sobre a situação da doença na cidade, a ocorrência localizada de casos autóctones no São Domingos e a necessidade de vigilância, controle e, principalmente, para o atendimento médico e de enfermagem que deve incorporar a prova do ‘laço’, um teste em que o braço do paciente é pressionado por alguns minutos para verificar a existência de manchas vermelhas na pele. A prova do laço permite identificar pacientes com potencial de evoluir para algum sinal hemorrágico.

A bióloga informa que a Vigilância ainda aguarda resultados de exames de outros moradores da área do São Domingos suspeitos de estarem com dengue. E que, nos trabalhos em campo, ainda estão sendo encontrados novos casos suspeitos.

Denize Assis

Mais informações: