Campinas participa de seminário que discute educação ambiental no Comitê das Bacias PCJ

08/06/2005

A Prefeitura de Campinas, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Assistência Social, participa nesta quinta-feira, 9 de junho, do seminário A importância da educação ambiental no Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), que tem como objetivo apresentar às cidades que integram a Bacia PCJ o Programa Municípios Educadores Sustentáveis, do Ministério do Meio Ambiente.

Organizado pelo Comitê PCJ e pela Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, o evento acontece no auditório da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a partir das 8h30, e é dirigido a integrantes do Comitê das Bacias PCJ, representantes dos municípios, organizações civis e demais entidades. Também integram a comissão organizadora as prefeituras de Campinas e Atibaia e a Unicamp.  

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o Programa Municípios Educadores Sustentáveis tem o intuito de fomentar e apoiar ações educativas que fortaleçam a sustentabilidade socioambiental. “É um programa voltado às mudanças de valores culturais no sentido de incluir o ideário ambientalista em toda a dinâmica do município, respeitando as diversidades e a cultura local”, informa nota do Ministério.  

O seminário será dividido em dois momentos. O período da manhã é reservado para apresentação do Programa. No período da tarde, acontecem atividades de apresentação da proposta de sua implementação com participação de representantes das áreas de Educação, Meio Ambiente, Saúde e Assistência Social de cada município.  

Segundo o arquiteto Flávio Gordon, da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, por ser sede da Região Metropolitana e por concentrar quase metade da população da área abrangida pelo Comitê das Bacias PCJ, Campinas tem uma grande responsabilidade no processo da educação ambiental sustentável.  

“O grande desafio do nosso município é envolver cada vez mais todos os setores da comunidade na sustentabilidade ambiental, estimulando e apoiando ações educativas, e, principalmente, viabilizando a participação da população, por meio de seus próprios mecanismos, neste processo. O seminário pode representar um passo importante nesta direção”, diz Gordon.

Denize Assis

Mais informações:
Telefones: (19) 3735-0176 ou 8137-8565  
Endereço eletrônico: denize.assis@campinas.sp.gov.br

Volta ao índice de notícias