Campanha contra a pólio será aberta pelo Prefeito Hélio de Oliveira Santos, no CS Itajaí

10/06/2005

O Prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, o Secretário Municipal de Saúde, Gilberto Selber, e o diretor municipal de Saúde, Pedro Humberto, abrem às 9h deste sábado, dia 11 de junho, no Centro de Saúde (CS) Itajaí, a primeira etapa anual da campanha "Vence mais uma, Brasil", de vacinação contra a poliomielite, ou paralisia infantil.

Segundo a Secretaria de Saúde, aproximadamente 1,4 mil servidores da saúde serão mobilizados em 300 postos na maior campanha já promovida na cidade para vacinação, em massa, de crianças. O CS Itajaí fica na rua Paulo Grincofe, 160, esquina com rua Benjamin Molosse, s/n, no Parque Itajaí 2, Região Noroeste da cidade.

De acordo com a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, da Vigilância em Saúde (Visa) de Campinas, é necessário mobilizar o maior número possível de profissionais de saúde e toda sociedade para atingir a meta que é vacinar pelo menos 95% das 75 mil crianças menores de cinco anos de idade residentes na cidade, o equivalente a 71 mil.

A orientação aos pais é que levem seus filhos nesta faixa etária ao posto de vacinação mais próximo, no período entre 8 da manhã e 5 da tarde. A dose é gratuita e os pais precisam levar o cartão da criança porque as doses em atraso de outras vacinas serão atualizadas. No entanto, a criança que estiver sem o documento poderá tomar a gotinha contra a pólio da mesma forma. Para as localidades mais distantes, como zona rural, haverá postos móveis.

Por que vacinar. A poliomielite já paralisou milhares de crianças no decorrer da história. Ainda hoje, são encontrados milhares de casos da síndrome pós-pólio naqueles que algum dia foram acometidos pela infecção. E a gotinha oral contra a poliomielite é a única forma capaz de erradicar mundialmente a doença que ainda ocorre nas regiões da África, Mediterrâneo Oriental e Sudeste da Ásia..

Segundo Brigina, por isso, e por considerar que o Brasil é um importante pólo turístico e comercial, além de ser hospitaleiro a outras nacionalidades, recebendo um intenso fluxo de viajantes internacionais, nosso País precisa manter altas coberturas vacinais.

"A vacinação de todas as crianças, ao mesmo tempo e em todas as localidades, é um esforço de todo o Brasil que tem dado certo. É uma das mais fundamentais ações para preservarmos a erradicação da paralisia infantil", diz. Segundo a sanitarista, sem as altas coberturas vacinais, em uma ocasional reintrodução, poderá ocorrer o risco de disseminação do poliovírus.

Com a vacinação, a poliomielite será a primeira doença a ser erradicada no século XXI. Com a erradicação, o mundo economizará aproximadamente 1,5 bilhões de dólares a cada ano para serem gastos na luta contra outros problemas de saúde.

A vacina contra a poliomielite é segura e não apresenta contra-indicações. "É importante que os pais levem as crianças nas duas etapas da vacinação, independentemente delas estarem com febre, rinite, tosse ou diarréia", diz Brigina. A segunda fase da campanha ocorre em 20 de agosto. Informações sobre locais de vacinação podem ser obtidas pelo número 156 ou pelos endereços www.campinas.sp.gov.br ou www.campinas.sp.gov.br/saude.

Denize Assis

Mais informações: