Prefeitura vacina gatos e cães contra a raiva em bloqueio na Vila Santa Izabel

15/06/2005

Equipes da Secretaria de Saúde de Campinas, constituídas por profissionais do Centro do Controle de Zoonoses (CCZ), da Vigilância em Saúde (Visa) Norte e do Centro de Saúde (CS) de Barão Geraldo, iniciam nesta quinta-feira, dia 16 de junho, vacinação contra a raiva em gatos e cães na Vila Santa Izabel, Região Norte da cidade.

A medida, chamada tecnicamente de bloqueio de foco, está sendo desencadeada devido a um caso de raiva em um morcego encontrado na Vila. O resultado positivo para raiva foi divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Pasteur. Este é o terceiro caso de raiva em morcego registrado em Campinas este ano.

Além da vacinação, o bloqueio inclui investigação epidemiológica para averiguar se alguém teve contato com o morcego e trabalho educativo com os moradores da área, que vão ser orientados sobre a doença e a importância de vacinar anualmente gatos e cachorros. O médico veterinário Paulo Mancuso, do CCZ, informa que as ações de bloqueio são desencadeadas todas as vezes em que é confirmado um caso de raiva. Segundo ele, existe a probabilidade de que algum cão ou gato tenha tido contato com o morcego contaminado e, assim, funcione como um elo entre o animal doente e o homem ou outro animal.

"Por isso, é muito importante que todos os animais sejam vacinados independentemente de terem recebido a vacina em campanhas ou em clínica particulares e mesmo que o procedimento tenha sido realizado recentemente. Gatos que nunca tomaram a vacina antes, devem, depois da vacinação, receber reforço após um mês", diz Mancuso.

Doença fatal. A raiva é uma doença sempre fatal e pode atingir o ser humano se ele mantiver contato com algum animal infectado. Segundo a médica veterinária Jeanette Trigo Nasser, do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde, todas as espécies de morcego, independente do seu hábito alimentar, podem transmitir a raiva ao morder para tentar se defender ou por meio da saliva espalhada pelo corpo devido aos seus hábitos higiênicos.

"Por isso, é importante que as pessoas nunca toquem em morcegos, independente deles estarem vivos ou mortos", diz. De acordo com Jeanette, ao encontrar morcego caído no chão, vivo ou morto, o correto é entrar em contato com o CCZ pelos telefones 3245-1219 ou 3245-2268 ou procurar o Centro de Saúde mais próximo.

Segundo Jeanette, todos estes esforços – de vigilância epidemiológica e vacinação - são necessários para manter Campinas como área de raiva controlada, condição que difere de outras regiões brasileiras onde ainda ocorrem casos de raiva humana. "Neste momento, por exemplo, está ocorrendo um surto da doença no Pará, em Fermiana, área rural do município de Viseu, onde, desde maio, pelo menos oito pessoas, seis crianças, já morreram em conseqüência da raiva".

Mais informações:

Denize Assis