Prefeitura vacina 100 animais contra raiva em bloqueio na Vila Santa Izabel

16/06/2005

A Prefeitura de Campinas vacinou 100 animais, entre cães e gatos, nesta quinta-feira, dia 16 de junho, no primeiro dia das atividades de bloqueio contra a raiva na Vila Santa Izabel, em Barão Geraldo, Região Norte da cidade. A ação, desencadeada após a notificação de um caso positivo de raiva em morcego não hematófago, prossegue amanhã, 17, e na segunda-feira, 20.

Os trabalhos estão sendo realizados por equipes da Secretaria de Saúde de Campinas, constituídas por profissionais do Centro do Controle de Zoonoses (CCZ), da Vigilância em Saúde (Visa) Norte e do Centro de Saúde (CS) de Barão Geraldo. A expectativa, segundo a coordenação do CCZ, é vacinar pelo menos 200 animais na área.

O bloqueio inclui inquérito epidemiológico, diagnóstico sanitário da área e atividades de educação em saúde com orientação para os moradores sobre condutas corretas na prevenção da raiva. Após as primeiras ações, um morador foi encaminhado para sorovacinação porque tocou no morcego doente.

O médico veterinário Ricardo Conde Alves Rodrigues, do CCZ, informa que as ações de bloqueio, indicadas pelo Instituto Pasteur, são desencadeadas sempre que é confirmado um caso de raiva. "É uma medida preventiva, para evitar casos oriundos deste registro", diz.

Em 2004, foram confirmados cinco casos de raiva em morcego em Campinas. Este ano, com esta nova ocorrência, foram notificados três casos. Em 2003, uma das ocorrências foi numa escola e quatorze alunos precisaram receber sorovacinação contra a doença porque tocaram no animal contaminado.

Zoonose. A raiva é uma doença que acomete mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens, sendo portanto, uma zoonose. É causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais.

Em alguns países desenvolvidos, a raiva humana está erradicada e a raiva nos animais domésticos está controlada, mas ainda é efetuada vigilância epidemiológica em função dos animais silvestres. No Brasil, a raiva humana ainda faz vítimas. Mesmo no Estado de São Paulo existem regiões com epizootia (epidemia entre animais), devendo haver, principalmente por parte dos municípios, um melhor desempenho nas atividades de controle da raiva animal.

Mais informações:
Denize Assis