Prefeitura orienta população de Barão Geraldo sobre como prevenir a raiva

20/06/2005

A Prefeitura de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte e do Centro de Saúde (CS) de Barão Geraldo, deflagra, a partir desta terça-feira, 21 de junho, uma grande ação educativa sobre a importância do morcego na cadeia transmissão da raiva entre a população dos bairros Vila São João, Vila Santa Izabel, Fazenda Rio das Pedras e parte da Cidade Universitária, localizados em Barão Geraldo, na Região Norte da cidade.

A estratégia está sendo adotada porque, desde 2002, nestes bairros, que são vizinhos, foram confirmados cinco casos de raiva em morcegos. Estas ocorrências, de acordo com a Visa Norte, apontam uma situação de maior risco para os moradores desta comunidade e exigem, entre outras ações, intensificação dos trabalhos de educação em saúde, comunicação e mobilização social.

A médica veterinária Tosca de Lucca, da Visa Norte, informa que pessoas vão ser informadas de que estes animais podem transmitir a raiva ao morder para tentar se defender ou por meio da saliva espalhada pelo corpo devido aos seus hábitos higiênicos. Por isso, segundo Tosca, será reforçada a orientação de que o homem nunca deve tocar ou capturar morcegos.

"Ao encontrar este animal caído no chão, vivo ou morto, o correto é entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou com o Centro de Saúde próximo para saber como proceder. Somente pessoas autorizadas, com capacitação técnica ou pré-expostas à raiva, podem ter contato com morcegos", informa Tosca. A veterinária afirma que todas as espécies de morcego, independente do hábito alimentar, podem transmitir a raiva.

Outra orientação a ser reforçada durante as ações é sobre a importância de a população manter gatos e cães vacinados. A ação, que deve durar pelo menos uma semana, inclui atividades em cinco escolas. Os trabalhos serão realizados por agentes comunitários de saúde do CS de Barão Geraldo, ajudantes e supervisores de controle ambiental e médicos veterinários da Visa Norte. Se necessário, serão acionados profissionais do CCZ.