Prefeitura e Conselho promovem encontro com o objetivo de qualificar instituições para atender idosos

22/06/2005

Acontece nesta quarta-feira, dia 22 de junho, a partir das 13h30, no Salão Vermelho do Paço Municipal, a terceira reunião do "I Encontro Municipal dos Gestores e Responsáveis Técnicos das Instituições de Longa Permanência para Idosos", promovido pela Prefeitura de Campinas e Conselho Municipal do Idoso.

O evento, direcionado aos gestores e responsáveis técnicos das instituições, tem como objetivo monitorar e avaliar todas as ações prestadas aos idosos nestes estabelecimentos, sejam privados, públicos ou filantrópicos, e qualificar este atendimento. Segundo dados mais recentes da Secretaria Municipal de Saúde, Campinas conta atualmente com 48 instituições de longa permanência de idosos.

Na reunião de hoje serão abordados os temas saúde bucal, recursos sociais e socialização, cuidados ao idoso e adaptações e cuidados de enfermagem ao idoso. As reuniões anteriores, ocorridas nos dias 7 e 14 de junho, trataram de legislação, humanização, cuidadores, assistência à saúde, o trabalho de cuidar e a importância da alimentação na saúde do idoso. A assistente social Noêmia Rodrigues de Oliveira, presidente do Conselho Municipal do Idoso, diz falta conhecimento por parte das casas de idosos, da população e da própria família sobre como deve ser o atendimento nestas instituições. "Por isto, com o intuito de melhorar a qualidade do atendimento, estamos promovendo este encontro", afirma. Segundo ela, nas vistorias nestas instituições, as equipes, constituídas por profissionais do Conselho do Idoso e das Secretarias de Saúde e de Assistência Social, têm sido constatadas muitas irregularidades.

A sanitarista Márcia Beltramelli, da Vigilância em Saúde (Visa) de Campinas, afirma que o melhor para o idoso, sempre, é que ele seja cuidado na sua própria família. Mas, se isto não for possível, os familiares, ao contratar os serviços de terceiros, devem se certificar junto aos órgãos oficiais se a instituição é idônea. De acordo com a legislação, todas as instituições específicas para este público necessitam de licença de funcionamento expedida pelo Departamento de Urbanismo e Ocupação do Solo (Duos), licença de funcionamento da Vigilância Sanitária Municipal e cadastro junto à Secretaria Municipal de Promoção Social, ao Conselho Municipal do Idoso e ao Conselho Municipal de Assistência Social.

Além do registro junto a estes órgão, o familiar deve observar, antes de contratar o serviço, se a instituição conta com responsável técnico da área de saúde e com número de profissionais proporcional ao número de pessoas que vivem na instituição. Também é necessário que a casa possua estrutura e oferte serviços que garantam saúde, alimentação, higiene, repouso e lazer dos usuários.

O I Encontro Municipal dos Gestores e Responsáveis Técnicos das Instituições de Longa Permanência para Idosos será encerrado na semana que vem com reunião, novamente no Salão Vermelho, onde os participantes vão poder esclarecer todas as dúvidas. A idéia, segundo o Conselho Municipal do Idoso, é promover pelo menos mais dois momentos para tratar deste tema, um direcionado às famílias e outro à comunidade em geral.

Mais informações:
Denize Assis