Seminário prepara equipes para atuar na prevenção da raiva

23/06/2005

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove em 1 de julho, a partir das 8h, no Senai da Avenida da Saudade, o Seminário de Atualização em Raiva e Profilaxia. O evento, direcionado a médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde que atuam na prevenção dos casos de raiva, necessita de inscrição prévia que deve ser feita até dia 29 de junho pelos telefones 3735-0187 ou 3735-0186 com Sandra, Marli e Afonso.

O objetivo é atualizar e capacitar as equipes sobre a situação epidemiológica da doença em Campinas e no Brasil, profilaxia da doença em humanos, medidas de prevenção da transmissão da raiva e biologia e manejo de morcegos em área urbanas.

O seminário será aberto pela enfermeira sanitarista Brigina Kemp, da Vigilância em Saúde (Visa) de Campinas, e terá como palestrantes a médica veterinária Tosca de Lucca, da Visa Norte, o médico veterinário Ricardo Conde Alves Rodrigues, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campinas, a bióloga Míriam Sodré, do setor de quirópteros do CCZ de São Paulo, e Neide Takaoka, diretora geral do Instituto Pasteur.

Segundo informações da Vigilância em Saúde de Campinas, este ano, Campinas registrou quatro casos de raiva em morcegos, um no Centro (Região Leste) e o restante em bairros da Região Norte. Em 2004, foram três casos, um no Centro e dois na Região Norte e, em 2003, cinco, sendo três na Leste e dois na Norte.

"Como temos circulação do vírus rábico em morcego, é fundamental promover a educação em saúde, utilizando todas as formas possíveis de divulgar, entre a população, informações sobre a doença, cuidados a serem adotados ao encontrar morcegos e o risco que este animal representa na transmissão da raiva", diz a médica veterinária Tosca de Lucca, da Visa Norte.

De acordo com Tosca, além disso, é necessário divulgar a importância de manter gatos e cães vacinados, uma vez que, se estes animais não estiverem protegidos, aumenta muito o risco de serem registrados casos em animais e em humanos. A veterinária explica que a transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão.

"Portanto, a transmissão pode ocorrer diretamente do morcego para o ser humano, do morcego para o animal e do animal infectado para o homem", diz. Segundo o Instituto Pasteur, no Brasil, em espaços urbanos, o principal transmissor da raiva para o homem é o cão, seguido do gato. Em espaços rurais é o morcego.Saiba mais. A raiva é uma doença que acomete mamíferos e que pode ser transmitida aos homens, sendo portanto, uma zoonose. É causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais.

Em alguns países desenvolvidos, a maior preocupação já não é mais pela transmissão por gatos e cães, mas por animais silvestres. No Brasil, a raiva humana ainda faz vítimas, como vem ocorrendo no Pará nas últimas semanas, quando já foram notificados, em um único município, cinco casos confirmados da doença e oito suspeitos.

Mais informações:

Denize Assis