Campinas registra mais sete casos de dengue e reforça ações de controle da doença

27/06/2005

A Prefeitura de Campinas reforçou na manhã desta segunda-feira, dia 27, as ações de controle da dengue nas áreas do Centro de Saúde (CS) São Domingos, Região Sul, e do Módulo de Saúde do Rosália, Região Norte, onde na última sexta-feira foram confirmados, respectivamente, cinco e dois casos de dengue. Todas as ocorrências são autóctones – quando a transmissão se dá no próprio município. Os pacientes receberam a devida assistência e passam bem.

Com os novos registros, Campinas totaliza, este ano, 90 casos de dengue, 78 autóctones e 12 importados. A maioria deles – 57 – são de moradores de bairros da abrangência do CS São Domingos, onde, em 2002, foram confirmados mais de 500 casos desta doença, 10 casos da forma hemorrágica.

Na área do São Domingos, uma equipe de 20 profissionais de saúde atua na visita aos domicílios em busca de casos suspeitos e para conscientizar os moradores sobre a doença, sintomas e maneiras de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue.

O trabalho inclui inviabilização de criadouros – locais que acumulam água propiciando a reprodução do mosquito. Além disso, são desenvolvidos trabalhos específicos com as caixas e tambores de água, por meio da aplicação de larvicida biológico e da telagem dos recipientes.

A médica veterinária Jeanette Trigo Nasser, da Visa de Campinas, informa que as ações de controle da dengue na abrangência do CS São Domingos, com enfoque no Jardim Campo Belo 2 e no Jardim Fernanda, são ininterruptas e foram intensificadas desde o início de maio, quando começaram a ser registrados casos autóctones no local. "Essas localidades apresentam infestação importante do mosquito da dengue e exigem monitoramento constante porque, com o histórico epidemiológico recente, há risco de casos graves", diz.

Rosália. No Rosália, as ações de vigilância epidemiológica também foram reforçadas com a busca de casos suspeitos e a sensibilização dos profissionais de saúde para que identifiquem precocemente e acompanhem casos suspeitos de dengue. Em relação às medidas ambientais, foram intensificadas as ações de controle de criadouro nos domicílios e nos pontos de risco, já que a comunidade possui muitos recicladores. Também foram deflagradas ações de educação em saúde com os moradores e seus representantes.

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, anualmente, 80 milhões de pessoas sejam infectadas em 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. No Brasil, a doença afeta praticamente todos os Estados.

Campinas registra transmissão do vírus da dengue há nove anos consecutivos, com picos epidêmicos em 1998, 2001, 2002 e 2003, sendo que o maior número de casos – 1,4 mil casos - foi registrado em 2002. Em 2003, houve 450 confirmações e, no ano passado, 24. Os sintomas principais da dengue são febre, dor de cabeça e mal-estar geral. A pessoa com a doença também pode apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele. Ao manifestar algum destes sinais, o cidadão deve procurar o Centro de Saúde rapidamente.

Denize Assis

Mais informações: