Escolas de Barão Geraldo recebem orientações sobre a raiva

29/06/2005

A Prefeitura de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte e do Centro de Saúde (CS) de Barão Geraldo, inicia nesta quinta-feira, 30 de junho, em escolas dos bairros Vila São João, Vila Santa Izabel, e parte do Jardim Afif, em Barão Geraldo, na Região Norte da cidade, ação educativa sobre a raiva animal com enfoque para a importância do morcego na transmissão da doença.

A atividade é mais uma do conjunto de medidas desencadeadas para a prevenção da doença nesta área específica do município onde, desde 2002, foram confirmados cinco casos de raiva em morcegos. Estas ocorrências, de acordo com a Visa Norte, apontam uma situação de maior risco para os moradores destas comunidades e exigem, entre outras providências, intensificação dos trabalhos de educação em saúde e reforço nas medidas de vigilância epidemiológica.

Segundo Roberto Ribeiro de Souza, supervisor de controle ambiental da Visa Norte, nesta primeira etapa, a atividade será voltada para professores e funcionários de nove escolas. Em agosto, no retorno das aulas, o foco serão os alunos. "Todos, funcionários e estudantes, serão informados sobre a raiva, maneiras de prevenção, necessidade de manter cães e gatos domiciliados e vacinados, importância do morcego na transmissão da doença e conduta correta ao se deparar com alguma espécie deste animal", diz Roberto.

O supervisor informa que, nas ações desenvolvidas na semana passada com os moradores destes três bairros, foram trabalhados 44 quarteirões onde as equipes visitaram 1,1 mil residências. "A equipes atuaram da avenida Santa Izabel, em direção às fazendas, até o limite da área rural, informando sobre o casos recentes de raiva na Região Norte, providências do poder público em relação às ocorrências e deveres do cidadão", diz. A população ainda foi esclarecida sobre como proceder ao encontrar morcegos e necessidade de procurar o Centro de Saúde no caso de acidentes.

Os trabalhos nas escolas vão ser feitos nesta quinta-feira e sexta-feira, 30 de junho e 1 de julho, e devem prosseguir na semana que vem.

Saiba mais. A raiva é uma doença que acomete mamíferos e que pode ser transmitida aos homens, sendo portanto, uma zoonose. É causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais.

A transmissão pode ocorrer diretamente do morcego para o ser humano, do morcego para o animal e do animal infectado para o homem. Segundo o Instituto Pasteur, no Brasil, em espaços urbanos, o principal transmissor da raiva para o homem é o cão, seguido do gato. Em espaços rurais é o morcego.

Em alguns países desenvolvidos, a maior preocupação já não é mais pela transmissão por gatos e cães, mas por animais silvestres. No Brasil, a raiva humana ainda faz vítimas, como vem ocorrendo no Pará nas últimas semanas, quando já foram notificados, em um único município, cinco casos confirmados da doença e oito suspeitos.

Mais informações:
Denize Assis
Telefones: (19) 3735-0176 ou 8137-8565
Endereço eletrônico: denize.assis@campinas.sp.gov.br

Volta ao índice de notícias