Hospitais são atualizados sobre doenças de notificação compulsória

29/06/2005

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Sul em conjunto com o Instituto Adolfo Lutz, promoveu nesta quarta-feira, 29 de junho, no Sesi Amoreiras, das 8h30 às 12h, capacitação sobre Vigilância Epidemiológica para hospitais instalados na Região Sul da Campinas.

Voltado para profissionais dos núcleos de vigilância e técnicos dos laboratórios, o evento reuniu equipes de 10 hospitais com o objetivo divulgar o sistema de vigilância, atualizar sobre as doenças de notificação compulsória – sob investigação epidemiológica -, o fluxo para registro das ocorrências e a parte laboratorial. Os profissionais também puderam esclarecer dúvidas.

"Além disso, a capacitação foi uma oportunidade para fortalecer o vínculo destes hospitais com a equipe de vigilância em saúde. É a Visa fazendo seu papel de suporte técnico em ações educativas", diz a médica infectologista Ana Laura Bortolli, da Visa Sul, que foi uma das palestrantes na capacitação.

Segundo a enfermeira sanitarista Cláudia Bento Safi, da Visa Sul, durante as palestras, a Visa ressaltou a importância da notificação das doenças e reforçou a necessidade de investigação e controle da sífilis congênita. Ainda foram focados temas como meningites, febre maculosa e leptospirose, procedimentos corretos para colher, acondicionar e encaminhar materiais e quando enviar para o laboratório do Instituto Adolfo Lutz.

Mais informações:

Denize Assis
Telefones: (19) 3735-0176 ou 8137-8565
Endereço eletrônico: denize.assis@campinas.sp.gov.br

Volta ao índice de notícias