Festa de 20 anos do Tancredão deve reunir mais de 1 mil, nesta sexta-feira

30/06/2005

A Prefeitura de Campinas espera reunir mais de 1 mil pessoas entre gestores, servidores municipais, representantes de entidades da sociedade civil, estudantes, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), conselheiros de saúde e de educação e a população em geral, nesta sexta-feira, 1 de julho, durante a festa para comemorar os 20 anos do Centro de Integração Tancredo Neves, mais conhecido como Tancredão.

O Tancredão reúne Escola Municipal de Educação Infantil (Emei), Centro de Saúde, Centro de Formação para o Trabalho e Cidadania e Praça de Esportes, é referência para uma população de mais de 21 mil habitantes da Região Sudoeste da cidade e recebe, diariamente, mais de 500 pessoas.

O evento acontece no próprio Centro, na Avenida Tancredo Neves, Jardim Campos Elíseos, das 7h30 às 17h. A abertura oficial ocorre às 10h, numa cerimônia com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Gilberto Selber, do Diretor Municipal de Saúde, Pedro Humberto Scavariello, e da Diretora do Departamento de Operação da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social, Edith Bortolozo.

A programação inclui uma série de atividades entre as quais caminhada, ginástica, palestras com temas de educação em saúde, apresentações de fanfarra, dança, violeiros, coral, teatro, bingo e exposição de fotografias sobre a história do Tancredão. Também serão oferecidos gratuitamente à população serviços como corte de cabelo, atividades esportivas e recreativas e oficinas. Ainda vai ter venda de itens diversos em barracas de artesanato e de alimentos.

Segundo a diretora educacional Leila Cláudia Sarubbi Silva, da Emei Tancredo Neves, a festa é um momento importante para a comunidade e para as equipes multissetoriais que atuam nos diversos equipamentos do Tancredão por marcar um grande projeto para a coletividade iniciado há 20 anos. "Sem dúvida é uma ocasião para comemorar", diz Leila.

O dentista Emerson Luiz Gazzoli, coordenador do Centro de Saúde Tancredo Neves, avalia que a comemoração também é um marco importante por dar início a uma nova forma de trabalhar. "É o primeiro momento em que efetivamente estamos atuando juntos. Até então, embora estivéssemos no mesmo espaço físico, os trabalhos eram de forma muito isolada. A festa foi planejada em conjunto e deve inaugurar uma nova fase de trabalhos, desta vez de ações em parceria, intersetorais", diz.