Campinas atinge marca recorde na Campanha de Vacinação do Idoso contra a gripe

01/06/2006

Campinas atingiu a marca recorde de 76.975 pessoas imunizadas contra a gripe na Campanha de Vacinação do Idoso deste ano, segundo dados da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Este índice representa 76,10% das 101,1 mil pessoas com 60 anos ou mais residentes em Campinas. A meta recomendada pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS) era vacinar no mínimo 70,8 mil pessoas, ou seja, 70% da população com mais de 60 anos.

Esse é o melhor índice já obtido desde o primeiro ano da campanha na cidade, em 1998. Em 2005, a Secretaria Municipal de Saúde já havia conseguido superar os resultados de vacinação de todos os anos anteriores, imunizando o correspondente a 75% da população com 60 anos ou mais. É importante levar em consideração que em 2005 a população era de 99,8 mil pessoas e que foram vacinados 74,5 mil idosos.

“O aumento na procura pela vacina mostra que a população confia nos efeitos benéficos da imunização contra o vírus influenza, causador da gripe”, diz a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, da Covisa. A campanha nacional, que deveria durar de 24 de abril a 5 de maio, foi prorrogada em mais uma semana, até o dia 12 de maio. No final do prazo regulamentar, Campinas já havia atingido 69% da meta. Também foram aplicadas 6.700 doses contra difteria e tétano (dupla adulto) e 902 doses contra pneumonia (anti-pneumocócica).

Embora tenha sido encerrada, a Secretaria de Saúde informa que ainda há doses disponíveis em algumas unidades básicas de saúde, portanto, o cidadão com mais de 60 anos ainda não vacinado deve procurar o serviço de saúde mais próximo. É necessário levar a caderneta de vacinação. A vacina contra a pneumonia também está disponível para casos em que há indicação.

“Está provado que nos mais velhos a vacina contribui para a diminuição considerável das internações hospitalares por problemas respiratórios”, diz a enfermeira sanitarista. Segundo Brigina, o vírus influenza motiva  a gripe em todos os grupos etários, entretanto, a ocorrência da doença em pessoas com mais de 60 anos gera agravos mais sérios, podendo levar até à morte.

De acordo com a sanitarista, outros países estão adotando a estratégia do Brasil de oferecer gratuitamente a vacina contra a gripe para maiores de 60 anos. “Essas campanhas são um dos maiores trunfos do Sistema Único de Saúde (SUS)”, avalia. A vacina contra a gripe é produzida com base nas cepas (subtipo de vírus) de maior circulação no Hemisfério Sul para o ano em que vai ser aplicada, tornando-a mais eficaz. Ela diminui em 90% dos casos o risco de contrair a doença.