Campinas registra 136 casos de dengue

05/06/2006

Boletim divulgado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que subiu para 136 o número de casos de dengue confirmados em Campinas este ano. Deste total, 97 são autóctones - o que significa que a pessoa foi infectada no próprio município, 21 importados e 18 estão em investigação. O boletim anterior, do dia 28 de maio, registrava 83 casos confirmados, sendo 66 autóctones.

De acordo com o novo levantamento, as regiões mais atingidas são a Norte, com 41 casos; seguida da Sul e Sudoeste, com 33 casos cada; Leste com 15 casos e Noroeste, com 14. Na região Norte, as transmissões ocorrem principalmente no Jardim Aurélia, Jardim São Marcos, Jardim Eulina e Barão Geraldo.

Já na região Sul os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, estão no São Domingos, Faria Lima e São José e Orozimbo Maia. Na Região Sudoeste os bairros mais atingidos são o DIC I, Jardim Itatinga, DIC III e União de Bairros. Na Noroeste, o Perseu Leite de Barros, Jardim Ipaussurama e Pedro Aquino. Na Região Leste, o Centro, Taquaral e Jardim Conceição.

A Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado suas ações contra a dengue e na busca de novos casos da doença. As equipes da Saúde fazem o levantamento e controle de criadouros do mosquito Aedes aegypti, busca ativa de suspeitos com sintomas em uma área de até nove quarteirões a partir da residência do contaminado, e nebulização dos quarteirões dos casos positivos, em parceria com a Sucen (Superintendência de Controles de Endemia).

São considerados criadouros os objetos que acumulam água e que precisam estar sempre limpos, como pneus, pratos de vasos, garrafas, latas, calhas, ralos, potes de animais, caixas d’água e outras vasilhas. O prato de vaso de flores aparece como o principal criadouro.

É importante que os moradores permitam a entrada das equipes que fazem a busca de criadouros e de pessoas que possam estar infectadas. Em 2005, foram registrados 115 casos de dengue.