RNP+ quer ampliar capacitação sobre direitos das pessoas vivendo com hiv/aids, define encontro estadual da rede

05/06/2006

Participação da sociedade civil organizada na construção do SUS foi um dos eixos
das discussões do evento, em Campinas, nos dias 2, 3 e 4 de junho

Um sinal de amadurecimento da militância e do ativismo da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV /Aids (RNP+) de São Paulo, que realizou seu encontro estadual no último final de semana, de sexta-feira, dia 2 de junho, até domingo, no Hotel Vila Rica, em Campinas, interior do Estado.

Cerca de 200 pessoas participaram do encontro, entre membros da RNP+ de São Paulo e de outros estados, convidados, ativistas e militantes da sociedade civil organizada e do Sistema Único de Saúde (SUS), além de gestores da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Campinas, do Programa Estadual (PE) de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids e do Programa Nacional (PN) de DST/Aids do Ministério da Saúde.

"O encontro foi muito bom. Um dos primeiros encontros em que, por ser de capacitação, em seu final, não houve uma enxurrada desnecessária de propostas, muitas vezes propostas sem sentido. Foram 11 propostas muito diversas e não simplesmente contraditórias, como elementos de disputa. A impressão, até este momento, é que houve um grande amadurecimento dos militantes e ativistas", disse Lino Vendito, representante legal da RNP+ de Campinas.

Segundo ele, a maioria das propostas apresentadas durante o encontro encaminha a RNP+ para o desenvolvimento de processos de capacitação de seus membros para maior participação no SUS e para levar mais informações sobre os direitos das pessoas vivendo com hiv/aids até elas.

O 4º Encontro Estadual da RNP+ teve apoio do Programa Municipal (PM) de DST/Aids da Secretaria de Saúde de Campinas em sua realização. O PMDST/Aids de Campinas foi o primeiro do Brasil a firmar convênio de parceria com a rede. A RNP+ de Campinas fica na rua Padre Vieira, 958, no Centro. Os telefones da RNP+ são 3232 - 0003 e 3237 – 1816.

Mais informações à Imprensa: (19) 3234 – 5000, ramal 220, com Eli Fernandes // RNP + Campinas – (19) 9743 – 4804, com Lino Vendido // (19) 9792 – 3388 RNP+ Estado de São Paulo, com Nélio Carvalho.