Programa Municipal de DST/Aids de Campinas lança, dia 29, campanha "Travesti e Respeito" com Keila Simpson

06/06/2006

Evento será realizado a partir das 15h30, no Centro de Referência em DST/Aids,
localizado à rua Regente Feijó, número 637, no Centro

Reduzir a vulnerabilidade social das travestis. Este é o principal objetivo da campanha "Travesti e Respeito", que será lançada oficialmente em Campinas no dia 29 de junho de 2006, uma quinta-feira, no Centro de Referência (CR) em Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids de Campinas.

Dois momentos pontuam o lançamento da campanha na cidade. O primeiro é um encontro de três travestis que atuam como ativistas do movimento pela defesa da cidadania de gays, lésbicas, travestis, transexuais e bissexuais (glttb) com a equipe de saúde do Centro de Referência em DST/Aids.

O encontro será no início da tarde em uma reunião de trabalho com a equipe de profissionais para discutir sobre como acessar melhor a população de travestis, tanto na abordagem para prevenção às dst/aids, como informá-las sobre a necessidade de realização do teste de hiv/sífilis, e eventualmente, o tratamento.

As três travestis, Suzy Cristel, Janaína Lima e Denise Martins, que participam da atividade, atuam na Articulação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). A organização tem no currículo, por exemplo, um trabalho que envolve desde a realização de oficinas de sexo seguro, até apoio jurídico para casos de desrespeito aos direitos da pessoa humana.

No segundo momento do dia de lançamento da campanha "Travesti é Respeito", a presidente da Antra, Keyla Simpson, ministra palestra direcionada a travestis de Campinas, abordando temas como violência, cidadania, consumo, saúde, direitos sociais, políticos e econômicos entre outros assuntos. Esta palestra deve ter início por volta de 16h.

Além das travestis, o evento será aberto à participação de usuários do Centro de Referência DST/Aids. O Centro de Referência é uma unidade de saúde pública de Campinas. É onde funciona o Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas. Os telefones para contato são os seguintes: (19) 3234 – 5000 e (19) 3236 – 37711.

O Centro de Referência realiza ações de prevenção às dst/aids, testes gratuitos e sigilosos de hiv/sífilis e tratamento (também gratuito e sigiloso) às pessoas que vivem com hiv/aids. Trata-se de um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais informações à Imprensa: (19) 3234 – 5000 ramal 220, com Eli Fernandes