Prefeitura capacita 40 profissionais de saúde em Lian Gong

06/06/2006

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), realiza no próximo dia 14 de junho, das 9h00 às 11h30, a terceira etapa do curso de capacitação em ginástica chinesa Lian Gong (pronuncia-se liam cum) para cerca de 40 instrutores da rede básica de saúde.

O treinamento, organizado pelo programa de Saúde Integrativa do Departamento de Saúde da SMS, será realizado pelo professor Nelson Iba, no Instituto Nipo-Brasileiro, todas as quartas-feiras, durante um mês. “A intenção é complementar a técnica de Lian Gong aos instrutores já capacitados”, diz o coordenador da Saúde Integrativa, William Hyppólito Ferreira.

A ginástica faz parte de um pacote de terapias integrativas que são oferecidas aos usuários do SUS Campinas pelo programa de Saúde Integrativa. Atualmente o Lian Gong é praticado em quase todas as unidades da rede básica de saúde.

Lian Gong

O Lian Gong é um sistema de prática corporal feito com exercícios terapêuticos, que auxilia no tratamento de dores no corpo e doenças crônicas. Ele também é eficaz, no tratamento de outros quadros, como ansiedade, depressão, hipertensão e diabetes.

O Lian Gong é baseado nos princípios milenares da Medicina Corporal Chinesa, das Artes Corporais e da Medicina Moderna. Foi criado pelo médico ortopedista Dr. Zhuang Yuen Ming, por volta de 1974. No Brasil, o Lian Gong foi introduzido em 1987, pela professora de artes corporais orientais Maria Lúcia Lee.

Na Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas, a capacitação de profissionais dos Centros de Saúde e Ambulatórios de Especialidades na prática do Lian Gong, teve inicio em 2002. A proposta era a de fazer destes profissionais multiplicadores da prática, formando grupos de usuários na rede pública.