Saúde capacita 300 profissionais de Enfermagem da rede pública para ampliar diagnóstico e tratamento da tuberculose

07/06/2006

Covisa e Programa DST/Aids dão continuidade a processo iniciado em 2005
com agentes de saúde com experiência do tratamento supervisionado no CR-DST/Aids

“Desafios no Programa de Controle da Tuberculose – O Papel da Equipe de Enfermagem”, é o evento de caráter educativo na área de saúde pública que é realizado hoje, quarta-feira, dia 7 de junho de 2006, das 8h às 17h, com entrada dirigida a profissionais da área de Enfermagem, no Hotel Nacional Inn, localizado à avenida Prestes Maia, no Jardim do Trevo, em Campinas.

Ampliar a capacidade de realizar o diagnóstico e o tratamento à tuberculose é o principal objetivo que poderá ser alcançado com o processo de atualização para cerca de 300 profissionais (técnicos, auxiliares, graduados) da rede pública municipal de Saúde de Campinas. A capacitação teve início nesta quarta-feira e terá continuidade nos próximos dias 20 e 29, sempre no mesmo local.

Trata-se de continuidade de uma ação que é desenvolvida em conjunto pelo Programa Municipal (PM) de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e Vigilâncias em Saúde (Visas) dos cinco Distritos de Saúde (Leste, Sul, Sudoeste, Noroeste e Norte) e Centro de Educação dos Trabalhadores em Saúde (CETS) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas.

A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um microorganismo conhecido como bacilo de Koch. É transmitida de pessoa a pessoa através da tosse e espirro. Está intimamente ligada às questões sócio-econômicas, sendo uma das doenças mais antigas que se tem relato na humanidade. Entre os principais sintomas, estão a tosse e escarro por mais de três semanas, a falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suor noturno, cansaço fácil e febre baixa no final da tarde.

A experiência do tratamento supervisionado, devido à co-infecção da tuberculose e do vírus hiv, realizado através do Centro de Referência (CR) DST/Aids é demonstrada às equipes de saúde inseridas na capacitação. Desde seu início, em 2005, através deste processo, já foram capacitados 530 agentes comunitários de saúde (acs), 130 gestores da rede pública municipal e 100 médicos que também atuam nas unidades públicas de saúde de Campinas.

Os demais encontros, conforme o de hoje, devem ser compostos da programação que inclui os temas “Tuberculose – Um problema mundial”, “Tuberculose – Diagnóstico, tratamento e controle”, com o médico da Ruben Fialho Júnior, do Distrito de Saúde Noroeste de Campinas. Após as palestras sobre a tuberculose, os participantes são divididos em três grupos para discussão de casos.

Durante a tarde é realizada uma plenária com a apresentação das discussões dos casos, em seguida a oficina “Vínculo, responsabilidade e tratamento supervisionado – Enfermeiros e auxiliares” e “O papel da enfermagem no PCT – Covisa/Visa/Avaliação”.

Mais informações à Imprensa: (19) 3234 – 5000, ramal 220, com Eli Fernandes