Saúde capacita profissionais em hipertensão e diabetes

12/06/2006

Cerca de 400 profissionais da rede básica de saúde participaram da primeira etapa do curso de “Atualização em Hipertensão e Diabetes”, realizado pela coordenação do programa de Saúde Adulto, da Secretaria Municipal de Campinas (SMS). O evento foi realizado na primeira semana de junho, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas. A segunda etapa do curso, de atualização em diabetes, será do dia 19 ao dia 23 de junho.

De acordo com o médico Rogério de Oliveira Araújo, coordenador do programa de Saúde Adulto, á primeira fase do curso atingiu seus objetivos, que é atualizar e criar um consenso no tratamento prescrito pelos profissionais da rede básica para os portadores de hipertensão. A capacitação foi feita por profissionais da própria rede básica de saúde.

Na primeira etapa, foi analisada a situação epidemiológica da hipertensão e diabetes em Campinas, feita atualização em hipertensão, diagnóstico, avaliação de risco, tratamento e atuação da equipe de enfermagem. A coordenação do curso foi do cardiologista Sílvio Luis de Oliveira.

Na segunda fase, de atualização em diabetes, que vai do dia 19 ao dia 23 de junho, a endocrinologista Marie Claire Bordone Siqueira falará sobre diagnóstico, avaliação de risco e tratamento. Também serão pactuadas as ações a serem desenvolvidas nos serviços a partir da implantação dos protocolos, organização da atenção ao pacientes hipertensos e diabéticos e estratégias de desenvolvimento sob o aspecto multidisciplinar, principalmente na área de enfermagem.

O público alvo são médicos clínicos, generalistas, enfermeiros apoiadores e coordenadores da rede básica.

Volta ao índice de notícias