Asma acomete 150 milhões de pessoas no mundo

14/06/2006

As causas da asma e as formas de tratamento disponíveis fazem parte da palestra que será realizada no dia 21 de junho, Dia Nacional de Controle da Asma, pela Dra.Gisele Nunes Yonezawa, no salão vermelho da Prefeitura, no Paço Municipal, a partir das 11 da manhã. A Organização Mundial de Saúde (OMS) avalia que entre 100 a 150 milhões de pessoas no mundo tem a doença e que ela vem crescendo no Brasil.

A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica, com falta de ar, tosse crônica, chiado e aperto no peito, que se agrava à noite e nas primeiras horas da manhã. A gravidade da asma varia de pessoa a pessoa, daí a classificação de leve, moderada e grave.

De acordo com a Associação Brasileira de Asmáticos de São Paulo (ABRA-SP), vários são os fatores desencadeantes ou agravantes da doença, tais como: Alérgicos (pó domiciliar, ácaros, fungos, polens, pêlo e saliva de animais); infecção respiratória viral; irritantes (fumaça em geral e principalmente de cigarro, poluição do ar, aerossóis etc.) variação climática como exposição ao frio; alteração emocional; medicamentos (aspirina, antiinflamatório não hormonal, beta-bloqueadores); e exercícios. Alguns pacientes asmáticos podem apresentar história familiar de asma e ou rinite.

De acordo com a Yonezawa, a palestra tem o objetivo de discutir  e difundir informações sobre a doença, o que é, o que causa, formas de tratamento disponíveis, entre outros temas. Também será distribuído material educativo sobre o assunto. A palestra é gratuita e aberta à comunidade.

Yonezawa é professora da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e médica da disciplina da Pneumologia do Hospital de Clínicas da Universidade de Campinas (Unicamp).

A palestra conta com a organização da Dra. Mônica Corso Pereira e apoio da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, da Associação Brasileira de Asmáticos de São Paulo (ABRA-SP) e Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Campinas.

Veja algumas dicas que podem ajudar no controle da asma:

- Deixe o ambiente do convívio diário, principalmente o quarto, bem limpo e arejado.

- A limpeza deve ser diária com aspirador (de preferência que tenha o Filtro HEPA) e pano úmido, sem produtos com cheiro forte.

- Não usar vassouras, pois espalha a poeira fina que ficará em suspensão e voltará a se depositar.

- Retire tapetes, carpetes, cortinas, almofadas, estantes com livros, enfim, tudo que facilite o acumulo de pó.

- Encapar colchões e travesseiros com tecido específico, que constituirão uma barreira física contra o ácaro, é também de grande valia.

- Evite animais dentro de casa