SAMU comemora 10 anos com atividades na praça

14/06/2006

Um simulado de atendimento a múltiplas vítimas de acidentes, a apresentação de unidades de atendimento e a realização de  cursos de primeiros socorros são algumas das atividades programados para os dias 25 e 26, quando o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Médico de Urgência - completa 10 anos de atividades em Campinas. O SAMU é o principal serviço de urgência do município e realiza cerca de 200 atendimentos por dia ou um total de 5.500 ao mês.

É também o Órgão Regulador do Sistema Municipal de Urgência, orientando a distribuição dos pacientes nos diversos serviços de urgência. Como Observatório da Rede de Urgência,   pode conhecer e avaliar a situação dos serviços a todo o momento, encaminhando os pacientes  de acordo com a complexidade da doença ou trauma aos hospitais que oferecem condições mais adequadas ao atendimento. Também produz dados para auxiliar a Rede Básica de Saúde em ações que podem ser realizadas em regiões com índices maiores de  determinadas patologias.

De acordo com o coordenador do SAMU, Dr. José Roberto S. Hansen, o SAMU de Campinas foi o segundo serviço de atendimento pré-hospitalar criado no Brasil, sendo modelo e posteriormente referência pelo Ministério da Saúde para a implantação do Plano Nacional de Atenção às Urgências e da Implantação do Componente Pré-Hospitalar – SAMU 192 nas cidades e capitais brasileiras a partir de 2004.

O SAMU começou a operar em Campinas extra-oficialmente, mas de acordo com os padrões exigidos atualmente, em 1995. No dia 26 de junho de 1996 foi oficialmente inaugurado. Além da frota de ambulância, já contava com o médico regulador para o gerenciamento dos chamados com base em critérios técnicos previamente estabelecidos, uma equipe de motoristas com formação em suporte básico de vida e uma equipe de enfermagem especializada para o atendimento pré-hospitalar.

Hoje, o serviço possui uma estrutura de profissionais composta por um coordenador, um co-gerente, 30 médicos emergencistas, 07 médicos psiquiatras, 18 enfermeiros, 76 técnicos e auxiliares de enfermagem, 69 motoristas, 10 Operadores de Frota, 17 TARM- Técnicos Auxiliares na Regulação Médica, 02 farmacêuticas, 01 Administrativo, 01 CPD, 04 guardas de patrimônio, além de uma equipe terceirizada de zeladoria.

De acordo com o Dr. Hansen, o serviço pré-hospitalar móvel tem como finalidade atender todos os chamados pelo192, oferecendo algum tipo de retorno e não necessariamente o envio de ambulância. A resposta ao chamado poder ser de reorientação médica, que é quando o médico regulador orienta o solicitante a realizar algum tipo de conduta, como dirigir-se a um Centro de Saúde, uso de uma medicação habitual, um banho ou algum procedimento prático como um curativo compressivo (amarrar um pano sobre a lesão para conter o sangramento).

O SAMU é equipado com dez viaturas de suporte básico, que é acionada quando não existe risco de morte ao paciente e três viaturas de suporte avançado (UTI), que é acionada quando o quadro clínico do paciente é grave e corre risco de morte. As viaturas de suporte avançado (UTI) também realizam transferências entre os diversos serviços de saúde (Pronto Atendimento X Hospitais /Centros de Saúde X Pronto Atendimentos X Hospitais), transferindo pacientes com necessidade de internação ou cirurgia aos hospitais.

Dados do próprio SAMU revelam que o número de atendimentos vem crescendo ano a ano. Em março de 2003, por exemplo, foram realizados 4.634 socorros, enquanto que em março deste ano subiu para 5.855. Deste total, 60 % são atendimentos clínicos, 25 % são traumáticos e 15% são reorientados.

O Serviço é pioneiro em várias  atribuições, como em atendimentos psiquiátricos de urgência, com profissionais 24 horas, oferecendo também a retaguarda médica aos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Prontos-Socorros; no atendimento a catástrofes com  a estruturação de um KIT para atendimento de até 100 vítimas; carro especial de triagem em múltiplas vítimas e o Cartão CRAMP -  específico em  Desastres e Catástrofes.

“Em julho de 2005, iniciamos a descentralização das viaturas  junto a Bases da Guarda Municipal com a finalidade de reduzir o tempo resposta dos atendimentos nas regiões mais distantes tendo resultados positivos junto a população”, conta Hansen.

“Para comemorar esses dez anos de atividades realizaremos várias atividades junto a população que mostram como funcionam nossos serviços”, diz Hansen. Entre as atividades está a simulação de atendimento a múltiplas vítimas na Lagoa do Taquaral, no dia 25, e no dia 26 serão realizadas várias atividades no Largo do Rosário, como a exposição de viaturas, do material do kit catástrofes e de cursos de primeiros socorros.

Veja a programação:

Dia 25/06/2006

06h:45 às  07h:30 - Café da Manhã  aos funcionários

09h às 10h - Lagoa  do Taquaral:

• Simulado  de atendimento a múltiplas vítimas  na  Lagoa do Taquaral, na área  bloqueada  aos veículos  no portão principal.

Dia 26/06/2006

06h:45 às 07h:30  - Café da Manhã aos funcionários

08h - Presença do Prefeito de Campinas e demais autoridades

10h - Largo do Rosário:

• Será  montado o carro de  atendimento a catástrofes  na  área central da cidade, expondo todos os materiais do kit catástrofes, banners de protocolos de catástrofes, atendimentos, trabalhos de especializações universitárias de profissionais  do SAMU

• Exposição de duas viaturas de suporte avançado e básico respectivamente.

• Barraca fechada para apresentação  de curso de primeiros socorros para a população interessada em dois horários: às 10:00 horas e às 15:00 horas

Serão abordados os seguintes assuntos:  sangramento nasal , vômitos, diarréia, febre, picadas de insetos e cobras (formigas, aranhas, escorpião , abelhas, pernilongos), quedas, ferimentos, fraturas, queimaduras , convulsões, acidentes de trânsito e parada cardíaca.