Campinas registrou 544 internações por asma em 2005

20/06/2006

As causas da asma e as formas de tratamento disponíveis são temas da palestra que será realizada nesta quarta-feira, 21, Dia Nacional de Controle da Asma, pela doutora Gisele Nunes Yonezawa. O evento será no Salão Vermelho da Prefeitura, no Paço Municipal, a partir das 11 horas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) avalia que entre 100 a 150 milhões de pessoas no mundo tem a doença.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde revelam que no período de 2000 a 2006 foram realizadas 3.205 internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de pessoas residentes em Campinas com o diagnóstico de asma. O ano de 2004 apresentou o maior número de internações, com 711 casos, seguido de 2003, com 645 internações e 2002 com 591. Em 2005 foram registrados 544 internações e nos primeiros três meses de 2006 foram 136.

A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica, com falta de ar, tosse crônica, chiado e aperto no peito, que se agrava à noite e nas primeiras horas da manhã. A gravidade da asma varia de pessoa a pessoa, daí a classificação de leve, moderada e grave.

Segundo a Associação Brasileira de Asmáticos de São Paulo (ABRA-SP), vários são os fatores que desencadeiam os agravantes da doença, como: Alérgicos (pó domiciliar, ácaros, fungos, polens, pêlo e saliva de animais); infecção respiratória viral; irritantes (fumaça em geral e principalmente de cigarro, poluição do ar, aerossóis etc.) variação climática como exposição ao frio; alteração emocional; medicamentos (aspirina, antiinflamatório não hormonal, beta-bloqueadores); e exercícios. Alguns pacientes asmáticos podem apresentar história familiar de asma e ou rinite.

De acordo com Yonezawa, a palestra tem o objetivo de discutir e difundir informações sobre a doença, o que é, o que causa e formas de tratamento disponíveis entre outros temas. Também será distribuído material educativo sobre o assunto. A palestra é gratuita e aberta à comunidade.

Yonezawa é professora da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e médica da disciplina da Pneumologia do Hospital de Clínicas da Universidade de Campinas (Unicamp).

A palestra conta com a organização da Dra. Mônica Corso Pereira e apoio da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, da Associação Brasileira de Asmáticos de São Paulo (ABRA-SP) e Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Campinas.

Veja algumas dicas que podem ajudar no controle da asma:

- Deixe o ambiente do convívio diário, principalmente o quarto, bem limpo e arejado.

- A limpeza deve ser diária com aspirador (de preferência que tenha o Filtro HEPA) e pano úmido, sem produtos com cheiro forte.

- Não usar vassouras, pois espalha a poeira fina que ficará em suspensão e voltará a se depositar.

- Retire tapetes, carpetes, cortinas, almofadas, estantes com livros, enfim, tudo que facilite o acumulo de pó.

- Encapar colchões e travesseiros com tecido específico, que constituirão uma barreira física contra o ácaro, é também de grande valia.

- Evite animais dentro de casa