Saúde capacita profissionais em diabetes

21/06/2006

A elaboração correta de diagnósticos, avaliação de riscos e as formas de tratamento do diabetes são alguns dos temas abordados no curso de atualização promovido pela coordenação do programa de Saúde Adulto, da Secretaria Municipal de Campinas (SMS) para profissionais da rede básica de saúde. A capacitação é realizada até a próxima sexta-feira, 23, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas e é dirigido a médicos clínicos, generalistas, enfermeiros apoiadores e coordenadores.

Na fase atual, a endocrinologista Marie Claire Bordone Siqueira analisa com os participantes a elaboração de diagnósticos, a avaliação de risco e as formas de tratamento do diabetes. Também são pactuadas as ações a serem desenvolvidas nos serviços a partir da implantação dos protocolos, organização da atenção ao pacientes hipertensos e diabéticos e estratégias de desenvolvimento sob o aspecto multidisciplinar, principalmente na área de enfermagem.

De acordo com o médico Rogério de Oliveira Araújo, coordenador do programa de Saúde Adulto, esta é a segunda etapa do curso - na primeira foi analisada a situação epidemiológica da hipertensão em Campinas. “A primeira etapa atingiu seus objetivos, que é atualizar e criar um consenso no tratamento prescrito pelos profissionais da rede básica para os portadores de hipertensão”, diz. A coordenação do curso foi do cardiologista Sílvio Luis de Oliveira. A estimativa é que 400 profissionais sejam capacitados ns duas fases do curso.

Volta ao índice de notícias