Professor Nelson Iba capacita profissionais da saúde em Lian Gong

21/06/2006

Um grupo de 40 instrutores da rede básica de saúde é capacitado em novas técnicas em ginástica chinesa Lian Gong (pronuncia-se liam cum) pelo professor Nelson Iba. O treinamento, que representa a terceira etapa do processo de capacitação, é organizado pelo programa de Saúde Integrativa do Departamento de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, e realizado todas as quartas-feiras, das 9h00 às 12h00, no Instituto Nipo-Brasileiro de Campinas.

"A intenção é complementar a técnica de Lian Gong aos instrutores já capacitados", diz o coordenador da Saúde Integrativa, William Hyppólito Ferreira. A ginástica chinesa faz parte de um pacote de terapias que são oferecidas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) Campinas pelo programa de Saúde Integrativa. Atualmente, o Lian Gong é praticado em quase todas as unidades da rede básica de saúde.

Nesta quarta-feira, o presidente do Instituto Nipo-Brasileiro, Tadayoshi Hanada, participou do evento. “Só temos a agradecer ao Instituto Nipo-Brasileiro por ceder suas instalações, e ao professor Nelson Iba, pela realização do curso”, diz Ferreira. A terceira etapa da capacitação tem duração de um mês e deve terminar na primeira quinzena de julho.

Lian Gong

O Lian Gong é um sistema de prática corporal feito com exercícios terapêuticos, que auxilia no tratamento de dores no corpo e doenças crônicas. Ele também é eficaz, no tratamento de outros quadros, como ansiedade, depressão, hipertensão e diabetes.

A prática é baseada nos princípios milenares da Medicina Corporal Chinesa, das Artes Corporais e da Medicina Moderna. Foi criado pelo médico ortopedista Dr. Zhuang Yuen Ming, por volta de 1974. No Brasil, o Lian Gong foi introduzido em 1987, pela professora de artes corporais orientais Maria Lúcia Lee.

Na Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas, a capacitação de profissionais dos Centros de Saúde e Ambulatórios de Especialidades na prática do Lian Gong, teve inicio em 2002. A proposta era a de fazer destes profissionais multiplicadores da prática, formando grupos de usuários na rede pública.

Volta ao índice de notícias