SAMU faz simulado na Lagoa do Taquaral no domingo

23/06/2006

Um simulado de atendimento a múltiplas vítimas de acidentes, exposição de viaturas de atendimento e a realização de cursos de primeiros socorros são algumas das atividades programados para domingo e segunda-feira, 25 e 26, em comemoração aos dez anos de atividades do SAMU 192 - Serviço de Atendimento Médico de Urgência - em Campinas. O SAMU é o principal serviço de urgência do município e realiza cerca de 200 atendimentos por dia, ou um total de 5.500 ao mês.

"Para comemorar esta década de serviços e mostrar como funciona o SAMU, realizaremos várias atividades abertas à população”, explica o coordenador do SAMU, Dr. José Roberto Hansen. No domingo, 25, às 9h30, em frente ao portão 1 da Lagoa do Taquaral, será realizada uma simulação de atendimento a múltiplas vítimas.

“A intenção é mostrar como as equipes do SAMU trabalham em casos de acidente e a função de cada integrante”, explica.

As atividades continuam na segunda-feira, 26, logo cedo, com um café da manhã em homenagem aos 10 anos de atividades na sede do SAMU. Está prevista a participação do prefeito Hélio de Oliveira Santos, do Secretário de Saúde José Francisco Kerr Saraiva, do diretor do Departamento de Saúde Pedro Humberto Scavariello, do presidente da Câmara Municipal Dário Saad, além de vereadores e profissionais de saúde.

Em seguida, equipes do SAMU irão para o Largo do Rosário onde realizarão uma série de atividades de orientação e informação à população, como a exposição de viaturas de suporte básico e avançado (UTI), mostra de banners, de material do kit catástrofes e de trabalhos realizados pelos profissionais. Também serão oferecidos cursos gratuitos de primeiros socorros. 

Histórico

De acordo com Hansen, o SAMU de Campinas foi o segundo serviço de atendimento pré-hospitalar criado no Brasil, sendo modelo e referência do Ministério da Saúde para a implantação do Plano Nacional de Atenção às Urgências e da Implantação do Componente Pré-Hospitalar – SAMU 192, nas cidades e capitais brasileiras a partir de 2004.

O SAMU começou a operar em Campinas extra-oficialmente, mas de acordo com os padrões exigidos atualmente, em 1995. No dia 26 de junho de 1996 foi oficialmente inaugurado. Além da frota de ambulância, contava com o médico regulador para o gerenciar os chamados com base em critérios técnicos previamente estabelecidos, uma equipe de motoristas com formação em suporte básico de vida e uma equipe de enfermagem especializada no atendimento pré-hospitalar.

Estrutura

Hoje, o serviço possui uma estrutura de profissionais composta por um coordenador, um co-gerente, 30 médicos emergencistas, 7 médicos psiquiatras, 18 enfermeiros, 76 técnicos e auxiliares de enfermagem, 69 motoristas, 10 Operadores de Frota, 17 TARM- Técnicos Auxiliares na Regulação Médica, 2 farmacêuticas, 1 Administrativo, 1 CPD, 4 guardas de patrimônio, além de uma equipe terceirizada de zeladoria.

O SAMU é equipado com dez viaturas de suporte básico, que são acionadas quando não existe risco de morte ao paciente e três viaturas de suporte avançado (UTI), que são enviadas quando o paciente corre risco de morte. As viaturas de suporte avançado também realizam transferências entre os diversos serviços de saúde (Pronto Atendimento X Hospitais /Centros de Saúde X Pronto Atendimentos X Hospitais), quando há necessidade de internação ou cirurgia.

O serviço é também o Órgão Regulador do Sistema Municipal de Urgência, orientando a distribuição dos pacientes nos diversos serviços de urgência. Como Observatório da Rede de Urgência, pode conhecer e avaliar a situação dos serviços, encaminhando os pacientes de acordo com a complexidade da doença ou trauma, aos hospitais que oferecem condições mais adequadas. Também produz dados para auxiliar a Rede Básica de Saúde em ações de acordo o índice de determinadas patologias.

Segundo Hansen, a finalidade do serviço pré-hospitalar móvel é atender todos os chamados pelo192, oferecendo algum tipo de retorno e não necessariamente o envio de ambulância. A resposta poder ser de reorientação médica, que é quando o médico regulador orienta o solicitante a realizar algum tipo de conduta, como dirigir-se a um Centro de Saúde, usar medicação habitual, banho ou algum procedimento prático como curativo compressivo (amarrar um pano sobre a lesão para conter o sangramento).

Dados do próprio SAMU revelam que o número de atendimentos vem crescendo ano a ano. Em março de 2003, por exemplo, foram realizados 4.634 socorros, enquanto que em março deste ano subiu para 5.855. Deste total, 60% são atendimentos clínicos, 25% são traumáticos e 15% são reorientados.

Pioneirismo

O serviço é pioneiro em várias atribuições, como em atendimentos psiquiátricos de urgência, com profissionais 24 horas, oferecendo também a retaguarda médica aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Prontos-Socorros; no atendimento a catástrofes com a estruturação de um KIT para atendimento de até 100 vítimas; carro especial de triagem em múltiplas vítimas e o Cartão CRAMP - específico em Desastres e Catástrofes.

"Em julho de 2005, iniciamos a descentralização das viaturas junto a Bases da Guarda Municipal com a finalidade de reduzir o tempo resposta dos atendimentos nas regiões mais distantes, tendo resultados positivos junto à população", conta Hansen.

Veja a programação

Dia 25/06/2006

6h45 às 7h30 - Café da Manhã aos funcionários

09h às 10h - Lagoa do Taquaral:

Simulado de atendimento a múltiplas vítimas na Lagoa do Taquaral, na área bloqueada aos veículos no portão principal.

Dia 26/06/2006

6h45 às 7h30 - Café da Manhã aos funcionários

08h - Presença do Prefeito de Campinas e demais autoridades

10h - Largo do Rosário:

Será montado o carro de atendimento a catástrofes na área central da cidade, expondo todos os materiais do kit catástrofes, banners de protocolos de catástrofes, atendimentos, trabalhos de especializações universitárias de profissionais do SAMU.

Exposição de duas viaturas de suporte avançado e básico respectivamente.

Barraca fechada para apresentação de curso de primeiros socorros para a população interessada em dois horários: às 10h e às 15h.

Serão abordados os seguintes assuntos: sangramento nasal, vômitos, diarréia, febre, picadas de insetos e cobras (formigas, aranhas, escorpião, abelhas, pernilongos), quedas, ferimentos, fraturas, queimaduras, convulsões, acidentes de trânsito e parada cardíaca.

Volta ao índice de notícias