Prefeito elogia serviços do SAMU

26/06/2006

O prefeito Hélio de Oliveira Santos elogiou na manhã desta segunda-feira os serviços prestados nestes dez anos de atividades do SAMU 192 - Serviço de Atendimento Médico de Urgência - em Campinas. De acordo com o prefeito, o SAMU presta um serviço de grande importância à população de Campinas, consagrando-se como o principal serviço de urgência do município. As declarações foram feitas durante o café da manhã realizado na sede do SAMU, com funcionários, autoridades municipais e profissionais da saúde.

As atividades de comemoração começaram no domingo, com um simulado de atendimento a múltiplas vítimas de acidentes em frente ao portão 1 da Lagoa do Taquaral. “O objetivo é mostrar como as equipes do SAMU trabalham em casos de acidente e a função de cada integrante”, explica o coordenador do SAMU, Dr. José Roberto Hansen. O SAMU realiza cerca de 200 atendimentos por dia, ou um total de 5.500 ao mês.

As atividades programadas para a manhã desta segunda-feira no Largo do Rosário, foram canceladas devido à chuva inesperada. De acordo com Hansen, elas serão realizadas ainda semana, quando o tempo permitir.

Está prevista a exposição de viaturas de atendimento e realização de cursos de primeiros socorros, atividades de orientação e informação à população, como a exposição de viaturas de suporte básico e avançado (UTI), mostra de banners, de material do kit catástrofes e de trabalhos realizados pelos profissionais. Também serão oferecidos cursos gratuitos de primeiros socorros.

Além do prefeito Hélio de Oliveira Santos, participaram do café da manhã o Secretário de Saúde José Francisco Kerr Saraiva, do diretor do Departamento de Saúde Pedro Humberto Scavariello, do presidente da Câmara Municipal Dário Saad, além de vereadores e profissionais de saúde.

Histórico

De acordo com Hansen, o SAMU de Campinas foi o segundo serviço de atendimento pré-hospitalar criado no Brasil, sendo modelo e referência do Ministério da Saúde para a implantação do Plano Nacional de Atenção às Urgências e da Implantação do Componente Pré-Hospitalar – SAMU 192, nas cidades e capitais brasileiras a partir de 2004.

O SAMU começou a operar em Campinas extra-oficialmente, mas de acordo com os padrões exigidos atualmente, em 1995. No dia 26 de junho de 1996 foi oficialmente inaugurado. Além da frota de ambulância, contava com o médico regulador para o gerenciar os chamados com base em critérios técnicos previamente estabelecidos, uma equipe de motoristas com formação em suporte básico de vida e uma equipe de enfermagem especializada no atendimento pré-hospitalar.

Estrutura

Hoje, o serviço possui uma estrutura de profissionais composta por um coordenador, um co-gerente, 30 médicos emergencistas, 7 médicos psiquiatras, 18 enfermeiros, 76 técnicos e auxiliares de enfermagem, 69 motoristas, 10 Operadores de Frota, 17 TARM- Técnicos Auxiliares na Regulação Médica, 2 farmacêuticas, 1 Administrativo, 1 CPD, 4 guardas de patrimônio, além de uma equipe terceirizada de zeladoria.

O SAMU é equipado com dez viaturas de suporte básico, que são acionadas quando não existe risco de morte ao paciente e três viaturas de suporte avançado (UTI), que são enviadas quando o paciente corre risco de morte. As viaturas de suporte avançado também realizam transferências entre os diversos serviços de saúde (Pronto Atendimento X Hospitais /Centros de Saúde X Pronto Atendimentos X Hospitais), quando há necessidade de internação ou cirurgia.

O serviço é também o Órgão Regulador do Sistema Municipal de Urgência, orientando a distribuição dos pacientes nos diversos serviços de urgência. Como Observatório da Rede de Urgência, pode conhecer e avaliar a situação dos serviços, encaminhando os pacientes de acordo com a complexidade da doença ou trauma, aos hospitais que oferecem condições mais adequadas. Também produz dados para auxiliar a Rede Básica de Saúde em ações de acordo o índice de determinadas patologias.

Segundo Hansen, a finalidade do serviço pré-hospitalar móvel é atender todos os chamados pelo192, oferecendo algum tipo de retorno e não necessariamente o envio de ambulância. A resposta poder ser de reorientação médica, que é quando o médico regulador orienta o solicitante a realizar algum tipo de conduta, como dirigir-se a um Centro de Saúde, usar medicação habitual, banho ou algum procedimento prático como curativo compressivo (amarrar um pano sobre a lesão para conter o sangramento).

Dados do próprio SAMU revelam que o número de atendimentos vem crescendo ano a ano. Em março de 2003, por exemplo, foram realizados 4.634 socorros, enquanto que em março deste ano subiu para 5.855. Deste total, 60% são atendimentos clínicos, 25% são traumáticos e 15% são reorientados.

Pioneirismo

O serviço é pioneiro em várias atribuições, como em atendimentos psiquiátricos de urgência, com profissionais 24 horas, oferecendo também a retaguarda médica aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Prontos-Socorros; no atendimento a catástrofes com a estruturação de um KIT para atendimento de até 100 vítimas; carro especial de triagem em múltiplas vítimas e o Cartão CRAMP - específico em Desastres e Catástrofes.

"Em julho de 2005, iniciamos a descentralização das viaturas junto a Bases da Guarda Municipal com a finalidade de reduzir o tempo resposta dos atendimentos nas regiões mais distantes, tendo resultados positivos junto à população", conta Hansen.