Curso prepara profissionais do CCZ para o manejo de animais

29/06/2006

Com o objetivo principal de capacitar recursos humanos para o manejo adequado de cães e gatos, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde de Campinas, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, promove até amanhã, dia 30 de junho, a 4ª edição do Curso de Formação de Oficiais de Controle Animal (FOCA).

O evento acontece desde a última segunda-feira, 26 de junho, na Faculdade de Medicina Veterinária de Jaguariúna (FAJ) e reúne 53 profissionais entre médicos veterinários e técnicos dos CCZs de Campinas, Hortolândia, Paulínia, Jaguariúna e Sumaré e de municípios da Direção Regional de Saúde de São João da Boa Vista (DIR XX). O curso é ministrado por profissionais de renome internacional na área de bem-estar e proteção animal, entre eles Rigoberto Antônio Neira, dos Estados Unidos, e o doutor Néstor Alberto Calderon Maldonado, da Bolívia.

O curso atende à diretriz do CCZ de Campinas de atuar com uma nova metodologia de trabalho com o objetivo de melhorar a qualidade de assistência à saúde da população, promover o bem-estar dos animais, diminuir os riscos à saúde dos funcionários que atuam na captura de animais e melhorar a imagem do CCZ junto à comunidade.

Durante os cinco dias de curso, estão sendo discutidos temas sobre comportamento de cães e gatos, comunicação corporal, componentes da relação homem-animal, programas de controle de populações de cães e gatos, manejo animal e apresentação de equipamentos apropriados.

A atividade ainda aborda temas como captura e imobilização de cães e gatos, a importância de manejar bem o animal, socialização e educação de cães e gatos, imagem dos CCZs, envolvimento da comunidade, atividades educativas, eutanásia, estresse dos funcionários e dos animais, a missão e a importância do Oficial de Controle Animal (OCA) para a comunidade.

Os participantes ainda recebem capacitação sobre prevenção de mordeduras, definição de bem-estar animal em CCZ, parcerias com instituições, aspectos legais do controle animal, o elo entre a violência humana e a crueldade animal, educação humanitária e valorização do funcionário como um profissional OCA. O curso será finalizado com uma prova para avaliação do aprendizado.

O médico veterinário Antonio Carlos Coelho Figueiredo, coordenador do CCZ de Campinas, ressalta a importância do curso e a ocasião oportuna em que a atividade ocorre já que o CCZ de Campinas passa por uma reestruturação e já atua com uma nova viatura para captura de animais. “É um novo modelo de carro que proporciona um transporte seletivo, mais humanitário e voltado para o bem-estar e segurança do animal”, diz Antonio Carlos.

O coordenador informa que, em Campinas, são capturados apenas animais mordedores, atropelados e agonizantes em vias públicas. “É uma atividade extremamente importante para o controle da raiva e necessária para a saúde e bem-estar humano, animal e ambiental e o curso qualifica ainda mais nossos profissionais para executá-la”, diz.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias