Livre Bar com apoio do Programa DST/Aids de Campinas realiza ação de incentivo ao uso da camisinha na abertura do Mês da Diversidade Sexual

04/06/2007

A festa que abriu programação do mês, sábado, dia 2 de junho,
contou com painéis da campanha "Vista-Se", preservativos e material informativo

A Festa de Abertura do V Mês da Diversidade Sexual de Campinas, na noite do último sábado, dia 2 de junho de 2006, contou com público que lotou o Livre Bar, que agregou ao evento a campanha "Vista-Se", de incentivo ao uso do preservativo para prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, ao hiv e à aids.

O Mês da Diversidade Sexual é uma realização do Fórum de Gays, Lésbicas, Travestis, Transexuais e Bissexuais (GLTTB) de Campinas, com apoio de várias instituições, inclusive o Programa Municipal de DST/Aids (PM-DST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas.

Camisinhas, material informativo e de incentivo ao teste de hiv (gratuito, anônimo e sigiloso) e painéis elaborados especialmente para o evento marcaram o conjunto de ações de prevenção que o Livre Bar desenvolve em parceria com o Programa Municipal de DST/Aids.

Os painéis foram criados pelo designer Ricardo Pontes, sob encomenda do Núcleo de Educação e Comunicação Social (Necs) do Programa DST/Aids de Campinas.

A marca "Vista-Se", que integra campanha do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde foi aliada ao design do projeto de prevenção voltado à população LGTTB e que estão em desenvolvimento pelo Programa DST/Aids de Campinas para resposta ao recrudecimento da epidemia de aids entre homens que fazem sexo com homens (hsh) jovens em Campinas.

A psicóloga Bete Zuza, coordenadora do Núcleo de Educação e Comunicação Social do Programa DST/Aids de Campinas acompanhou a preparação da casa para a noite e destacou a importância de criar diferentes abordagens de comunicação que façam sentido para estas pessoas.

Para o proprietário do Livre Bar, Edson Schiabel, a festa de abertura do V Mês da Diversidade Sexual representa um evento com muita alegria, diversão e valorização da saúde e da vida. "As pessoas estão aqui felizes, descontraídas, mas a todo momento estão sendo incentivadas a cuidar de sua auto-estima e de sua saúde da forma mais simples e objetiva, que é o uso da camisinha", disse.

Esta é a segunda edição deste conjunto de ações de prevenção que o Livre Bar, realizada com ícones da campanha "Vista-Se" e distribuição de camisinhas e material educativo fornecido pelo Programa Municipal de DST/Aids. A primeira foi na sexta-feira, dia 18 de maio. A ações de prevenção junto ao público HSH estão programadas no Plano de Ações e Metas (PAM) do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas.

Camisinhas são distribuídas gratuitamente em todos os Centros de Saúde de Campinas e no Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas, localizado à rua Regente Feijó, número 637, no Centro de Campinas, onde a população ainda pode receber mais informações sobre aids e dst. O Centro de Referência DST/Aids funciona de segunda a sexta, das 7h às 20h, exceto aos feriados.

Além de camisinhas, o teste de hiv e sífilis também é gratuito anônimo e sigiloso e pode ser feito nos Centros de Saúde de Campinas ou no Centro de Referência de DST/Aids. Para saber mais sobre o teste de hiv e sífilis, o telefone é (19) 3236 – 3771.  O tratamento às pessoas que vivem com hiv/aids é oferecido gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS).

....................................................................................................................................
Mais informações à Imprensa: (19) 8115 - 4856 / 3232 - 3283 ramal 24, com Eli Fernandes - Assessoria de Imprensa do Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas - Rua Regente Feijó, 637, Centro - Telefone: (19) 3234 - 5000

FiqueSabendo Tudo sobre o teste de HIV e Sífilis no Coas/CTA:3236 - 3711, das 8h às 18h, de 2ª a 6ª, exceto aos feriados.

Confira a programação do V Mês da Diversidade Sexual de Campinas

PROGRAMAÇÃO V MES DA DIVERSIDADE SEXUAL DE CAMPINAS 

06.06 quarta

entrega da homenagem

100% guerreiras

Local: Centro de Referência GLTTB de Campinas

R. Cândido Gomide, 233 - Guanabara

Horário: 14h

 

10.06 domingo

parada do orgulho GLBTT

de sao paulo

Local: Av. Paulista (em frente a Gazeta)

Horário: 13h

 

16.06 sábado

concurso de novos talentos

Vila Padre Anchieta

Local: Teatro da Vila Pe. Anchieta

R. Dom Agnelo Rossi, s/ no. - Vila Padre Anchieta

Horário: 19h

Inscrições: Teatro da Vila Pe. Anchieta e NECS (R. Regente Feijó, 647 Centro - ao lado do COAS).

Realização: Comunidade da Vila Padre Anchieta e Fórum GLTTB de Campinas.

 

16.06 sábado

festa 16 anos do open bar

Informações, favor entrar em contato com Cidoca

Fone: 19 9123 2671

 

19.06 terça

II parada da diversidade sexual da unicamp

Concentração: Saguão do PB - Ciclo Básico, Unicamp.

Horário: 11h30

Apresentações artísticas e manifestações culturais.

 

19.06 terça

Debate Movimento LGTTB: Historico e Perspectivas

Local: Auditório do IFCH, Unicamp

Horário: 17h

Debatedores/as Convidados/as: Regina Facchini (ASSOCIAÇÃO DA PARADA DO ORGULHO GLBT DE SÃO PAULO); Alan Carneiro (Nu.D.U.).

 

20.06 quarta

palestra: direitos sexuais e reprodutivos nas diversidades

Local: TABA - Espaço de Vivência e Convivência do Adolescente

R. José Paulino, 1389 - Centro

Horário: 19h

Palestrantes: Maria Angélica Trintinália (Psicóloga); Ricardo de Castro e Silva (Psicólogo).

Realização: TABA

 

23.06 sábado

III manifestação safica

Local: Praça Bento Quirino - Centro

Horário: 18h

Evento de Mulheres Lésbicas e Bissexuais.

Música, dança, performance.

Atração Especial: Rapper Cathiara

 

23.06 sábado

festa oficial pre-parada

Local: Don't Stop Club

R. Francisco Teodoro, 374 - Vila Industrial

Horário: 23h

 

24.06 domingo

parada do orgulho lgttb de campinas

Concentração: Largo do Pará (Av. Francisco Glicério)

Horário:13h

Apresentação: Priscilla Drag & Rubya Bittencourt

 

24.06 domingo

festa "ate o dia raiar 2"

Local: Open Bar

R. Carlos Guimarães, 11 - Cambuí

Horário: 22h

 

30.06 sábado

festa de encerramento

Local: Livre Bar

Av. Francisco Glicério, 2.165 - Guanabara.

Horário: 23h

Atrações Incríveis!

Volta ao índice de notícias