Para combater a dengue, Prefeitura coloca telas em 240 caixas d'água no CDHU Anchieta

05/06/2007

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, promove até está quarta-feira, 6 de junho, trabalho de manutenção e telagem de caixas d´água no CDHU da Vila Padre Anchieta, região norte de Campinas. A operação teve início na última quinta-feira, 31 de maio, e integra os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue.

No total, vão ser limpos e telados 240 recipientes. Em todo CDHU, existem 360 caixas d’água. Todas foram avaliadas antecipadamente pela equipe de técnicos da Visa Norte para planejamento do trabalho e para que fosse verificada a quantidade de reservatórios a serem telados.

Os técnicos da Visa também realizaram ações educação em saúde, comunicação e mobilização social sobre dengue, sintomas da doença, tipos de criadouros do mosquito, como inviabilizá-los e, principalmente, como manter caixas d’água em condições adequadas para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

“A receptividade da população foi muito boa. Isto é importante, agiliza o trabalho. Também foram dadas orientações aos síndicos sobre como manter os recipientes totalmente tampados e a necessidade de conservá-los limpos”, disse Nilton Santos Menezes, supervisor de controle ambiental da Visa Norte e responsável pela ação no CDHU Anchieta.

Segundo o biólogo Ovando Provatti, da Visa Norte, a caixa d´água mal cuidada se constitui num criadouro de elevada produtividade e positividade para o mosquito da dengue. “Na caixa d’água mal cuidada o mosquito encontra o ambiente adequado para se reproduzir durante o ano inteiro. Portanto, é um criadouro que não depende da chuva. Além disso, pelo tamanho e pela condição – sombreada e com temperatura adequada -, o mosquito utiliza muito este criadouro. Na maioria dos casos, a caixa d´água está num local de difícil acesso e as pessoas acabam não fazendo a inspeção e a limpeza”, diz Ovando.

O biólogo informa que a Sanasa indica a limpeza e manutenção da caixa d’água pelo menos a cada seis meses. Ele informa que, por se tratar de um recipiente muito grande, qualquer trinca possibilita o acesso do mosquito e diz que as pessoas se esquecem de olhar o respiro da caixa d’água, que também tem que estar fechado para impossibilitar a entrada do Aedes aegypti.

Segundo dados da Visa Norte, há 15 casos de dengue confirmados no CDHU Anchieta, além de outros suspeitos que aguardam resultados de exames laboratoriais.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias