Equipes de Saúde visitam 790 imóveis no real Parque para ação contra a dengue

06/06/2007

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, visitou 790 imóveis no Real Parque, na área de abrangência do Centro de Saúde (CS) de Barão Geraldo, para ações de combate à dengue nestas terça-feira e quarta-feira, dias 5 e 6 junho.

As equipes visitaram as famílias para orientar sobre a doença, informar sobre sintomas e quando procurar o centro de saúde, além de propagar as maneiras de prevenção que ocorrem principalmente por meio da eliminação e inviabilização de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Além das atividades de comunicação, informação e mobilização social, os técnicos fizeram busca ativa de pessoas com sinais suspeitos de dengue. Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça e no corpo e perda de apetite. Também podem surgir manchas vermelhas na pele.

Na próxima quarta-feira, dia 13 de junho, a mesma equipe atua em um grande arrastão de criadouros na área do Guará, também na abrangência do CS de Barão Geraldo. “As pessoas devem receber as equipes e acolher as orientações. A colaboração da população é fundamental”, diz Roberto Ribeiro de Souza, supervisor de controle ambiental da Visa Norte e responsável pela área.

Nebulização. Na região leste de Campinas, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu esta semana bloqueio químico – nebulização com veneno - contra a dengue nos bairros Jardim Conceição, Boa Esperança, Parque Brasília e Jardim Madalena, na abrangência do Centro de Saúde (CS) Conceição. Mais de 2 mil domicílios foram atingidos entre segunda-feira, dia 4 de junho, e hoje, dia 6. O objetivo desta ação é bloquear a transmissão. Desde abril, foram nebulizados mais de 20 mil residências nas cinco regiões de abrangência da cidade.

Situação da doença. Desde janeiro de 2007, Campinas notificou 18.569 casos de dengue. Deste total, foram confirmados 4.300, sendo 3.549 de residentes de Campinas, 579 de moradores de outros municípios e 172 estão em investigação quanto ao local de moradia. O coeficiente de incidência é de 335 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Foram notificados 21 casos de dengue hemorrágica e 14 de dengue com complicação entre moradores de Campinas. A Vigilância em Saúde também registrou 18 casos da forma hemorrágica e 4 casos de dengue com complicação de pacientes oriundos de municípios vizinhos.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias