Pessoas que vivem com hiv/aids concluem curso de hortas realizado em parceria com Grupo Vida, Sanasa e Ceasa-Campinas

12/06/2007

Projeto é realizado desde maio de 2006; entrega de certificados foi realizada
no Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids

O Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids (PM-DST/Aids), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campinas, e a Ceasa-Campinas entregaram, no dia 31 de maio, o certificado de conclusão do curso de capacitação para o desenvolvimento de hortas a nove alunos do Projeto Verde Vida.

As aulas começaram em maio do ano passado no espaço cedido pela Casa de Apoio Grupo Vida, no Jardim São Bernardo - que acolhe socialmente pessoas vivendo e convivendo com HIV/Aids - e foram ministradas pelo agrônomo da Ceasa-Campinas, Francisco José Ricchini Lopes. O projeto também conta com o apoio da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A. (Sanasa).

Em quatro meses de curso, os alunos trabalharam a parte prática com dez canteiros de horta orgânica – que não usa produtos químicos - e um de horta de hidropônica, que é desenvolvida somente na água. Foram plantados dois tipos de almeirão e de salsa, alfaces roxa e americana, manjericão, tomate, mostarda, cebolinha, chicória, coentro, yacon, couve chinesa (chinguensai), grama, plantas fitoterápicas (medicinais) e tomate cereja anão, um tipo desenvolvido pela Nasa utilizado em viagens espaciais. A Ceasa ofereceu as mudas, insumos e material.

A área de plantio da Casa de Apoio tem capacidade para colher cerca de 400 maços de folhas por mês e 72 unidades da horta hidropônica. Segundo o engenheiro agrônomo que ministrou as aulas, os participantes serão multiplicadores, ou seja, vão repassar o conhecimento. "Hoje eles não são mais alunos, são professores que podem transmitir o conhecimento que adquiriram e assim ajudar outras pessoas", ressaltou Lopes, durante a entrega dos certificados. Representando o Grupo Vida, Paulo Gilberto de Campos, lembrou do progresso obtido pelos alunos.

"A importância de trabalhos como este pode ser percebida pelos resultados. Eles transformaram um espaço, que antes era terra seca, em hortas maravilhosas", disse Campos. Além, de terapêutico, o trabalho vai ajudar ainda na alimentação dos usuários da Casa de Apoio.

Para a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Cristina Ilario, o maior ganho foi a conquista da cidadania. "A saúde é um direito de todos, além de garantir que as pessoas que vivem com Aids tenham acesso aos remédios e para sobreviver, temos que ajudá-las a descobrir o sentido da vida", afirmou Cristina.

Segundo o presidente da Ceasa, Mário Antonio de Moraes Biral, que também esteve presente na certificação, o programa de hortas comunitárias desenvolvido pela empresa tem um significado especial. "O curso além de ser uma porta de inclusão social, permite também que os participantes compreendam o valor da vida ao lidar diretamente com a terra", disse ele. A Central, em conjunto com outras secretarias e órgãos da Prefeitura, oferece cursos, apoio técnico e mudas no desenvolvimento de hortas comunitárias em entidades assistenciais, escolas e bairros.

....................................................................................................................................
Mais informações à Imprensa: (19) 3232 - 3283 ramal 24, com Eli Fernandes - Assessoria de Imprensa do
Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas - Rua Regente Feijó, 637, Centro - Telefone: (19) 3234 - 5000

FiqueSabendo Tudo Sobre o Teste de HIV e Sífilis - Coas/CTA: 3236 - 3711, das 8h às 18h, de 2ª a 6ª, exceto aos feriados.