Política pública de redução de danos para usuários de drogas é um dos temas de seminário que acontece segunda e terça-feira em Campinas

15/06/2007

Iniciativa é do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids
da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura

O 2º Seminário Municipal de Redução de Danos com o tema "Políticas Públicas: Construção de Todos Nós" é realizado segunda e terça-feira em Campinas, pelo Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PM-DST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas.

Redução de Danos é o conceito utilizado para um conjunto de estratégias em Saúde Pública que visam a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, do vírus hiv e da aids, entre outros agravos decorrentes do uso de drogas.

O objetivo, com a realização do seminário é dar visibilidade e fortalecer a política pública de redução de danos e ampliar a rede de parceiros do Programa de Redução de Danos (PRD) voltada tanto para organizações não-governamentais, como organizações governamentais e sociedade em geral.

Assuntos Abordados:

. Panorama atual do Programa de Redução de Danos em Campinas;

. Redução de Danos: Educação e Saúde;

. Vacinação em campo;

. Pesquisa sobre aspectos biológicos e comportamentais de Usuários de Drogas Injetáveis (UDI);

. Oficinas simultâneas;

. Experiências de Redução de Danos em Centros de Saúde;

. Redução de Danos e Saúde Mental;

. Redução de Danos e Uso de silicone;

. Geração de Renda e Redução de Danos: uma proposta de tratamento;

. Grandes desafios da sociedade contemporânea: Legislação e Direitos Humanos;

. Apresentação teatral;

O Programa de Redução de Danos trabalha sob uma ótica pragmática e humanitária, não repressora ou punitiva, que agrega os conceitos da saúde e da cidadania. O Programa de Redução de Danos de Campinas é uma política pública no município desde 2001 que tem como estratégias pilares a oferta de insumos de prevenção, tais como seringas e agulhas descartáveis, preservativos e educação em saúde como direito do cidadão.

O trabalho se desenvolve em campo (trabalho face a face nas ruas) e em Centros de Saúde do Município, buscando também parcerias com secretarias afins e outros segmentos da sociedade civil. Atualmente, para além das drogas injetáveis, o PRD-Campinas tem ampliado as ações para os outros tipos de uso de drogas, devido à vulnerabilidade acrescida dessa população.

SEGUNDA-FEIRA – 18/06/2007

. Abertura
. Francisco Kerr Saraiva – secretário Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas
. Mariângela Batista Galvão Simão – coordenadora do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde (MS)
. Maria Clara Giana – coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo
. Maria Cristina Ilario – coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas
. Valdete Alves Queiroz – coordenadora do Programa de Redução de Danos (PRD) Programa Municipal de DST/Aids de Campinas

. Panorama Atual do Programa de Redução de Danos de Campinas
Valdete Alves Queiroz  - PRD-Campinas

11h30 às 12h30

. Resultado da Pesquisa sobre Aspectos Biológicos e Comportamentais de usuários de drogas injetáveis em Campinas
Josianne Lippi Oliveira – PRD Campinas/SP

13h30 às 15h

Oficinas simultâneas

15h30 às 17h

Mesa redonda: "Redução de Danos: Educação e Saúde"

. Educação Preventiva e o conceito de Redução de Danos nas Escolas – professor Marcelo Sadelli – Pesquisador da PUC-São Paulo

. Aids, Drogas e Saúde Mental
Denise Doneda – Coordenadora Municipal de Saúde Mental – São José do Rio Preto – SP
Coordenadora: Bete Zuza – coordenadora do Núcleo de Educação e Comunicação Social (Necs) do Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas

TERÇA-FEIRA - 19/06/2007

8h45 às 10h30

Comunicação coordenada: "Práticas de Redução de Danos em Serviço e Campo"

. Vacinação em Campo
Maria Alice Satto – PRD-Campinas

. Experiências de Redução de Danos em Centros de Saúde
Centro de Saúde Boa Vista / Centro de Saúde Jardim Itatinga / Módulo PSF Parque Oziel
Coordenadora: Lígia Bailoni Narbot – PRD Campinas

10h30 às 12h

Comunicação Coordenada: "Outras Experiências em Redução de Danos"

. Redução de Danos e Saúde Mental
Décio de Castro Alves – Coordenador do Programa de Saúde Mental de Santo André / SP

. Redução de Danos e Uso de Silicone
Vivian Araújo – Coordenadora do Projeto Sidadania – Centro Municipal de Controle e Prevenção às DST/Aids – São José do Rio Preto/SP

. Geração de Renda e Redução de Danos – Uma Nova Proposta de Tratamento
Vilma Carmona – Coordenadora e equipe do PRD "Tô Sossegado" – Sorocaba – SP
Coordenadora: Valdete Alves de Queiroz – PRD Campinas

13h30 às 15h

. Mesa Redonda: "Grandes Desafios da Sociedade Contemporânea: Legislação e Direitos Humanos"

. Proibicionismo e Redução de Danos
Pedro Ferreira – Centro Universitário Positivo – Unicemp Curitiba / PR

. Mitos e Estigmas no Uso de Drogas
Domiciano Siqueira – Consultor em Direitos Humanos
Coordenadora: Josianne Lippi Oliveira – PRD Campinas

. Apresentação Teatral
Direção: Elci Roveratto e Daniela Quevedo – Necs – CR-PMDST/Aids
Autoria e elenco: Neger Borges, Edson Ribeiro, Islara Balador, Marcelo Nascimento Silva, Suzy Crystel – PRD Campinas

....................................................................................................................................
Mais informações à Imprensa: (19) 3232 - 3283 ramal 24, com Eli Fernandes - Assessoria de Imprensa do
Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas - Rua Regente Feijó, 637, Centro - Telefone: (19) 3234 - 5000

FiqueSabendo Tudo sobre o teste de HIV e Sífilis no Coas/CTA:3236 - 3711, das 8h às 18h, de 2ª a 6ª, exceto aos feriados.