Campanha de vacinação infantil prossegue em Campinas até 22 de junho

18/06/2007

A Secretaria de Saúde de Campinas prorrogou a Campanha de Vacinação Infantil no município até 22 de junho. O objetivo é melhorar a cobertura vacinal, já que no sábado, 16 de junho, na primeira etapa nacional da campanha, a meta de vacinar 95% das crianças menores de cinco anos, preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), não foi alcançada na cidade. A prorrogação foi recomendada pelo Ministério da Saúde para todos os municípios brasileiros que não conseguiram atingir os 95%.

O balanço parcial da Secretaria de Saúde de Campinas indica que mais de 39,6 mil crianças menores de cinco anos foram vacinadas entre 8h e 15h de sábado. O dado representa uma cobertura de 57,8% das crianças nessa faixa etária no município, que constituem uma população de 69,5 mil pessoas. A vacinação prosseguiu até as 17h em 275 postos de vacinação espalhados por todas as regiões da cidade. O balanço final será divulgado às 12h de hoje.

Apesar de não ter atingido a meta, os números registrados em Campinas superam os resultados do balanço do mesmo período da primeira etapa da campanha de 2006, quando a vacinação atingiu uma cobertura de 52%. Esse balanço também supera o índice alcançado pelo Brasil (55,5%) e pela região Sudeste do País (54,7%).

A abertura da Campanha foi feita pelo Secretário Municipal da Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, no Centro de Saúde Antônio da Costa Santos, no Jardim Conceição. Além de ressaltar a importância da manutenção das campanhas nacionais contra a pólio, o secretário falou da importância de se manter atualizado o cartão de vacinação da criança.

Além da vacina contra a pólio, também estão disponíveis nos postos de saúde, outras vacinas do calendário nacional, como a tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e meningite por hemófilus), tríplice viral (sarampo, rubéola e  caxumba), rotavírus e hepatite B.

Em Campinas, a meta é vacinar mais de 66 mil crianças com idade entre zero e cinco anos (95% da população campineira nesta faixa etária) em cada uma das duas etapas da campanha. A segunda fase será realizada em 25 de agosto. No Brasil, a meta é vacinar, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde, mais de 16,3 milhões de crianças.

A vacina contra a pólio é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. O vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia e causou quase dois mil casos em 2006. Em 2007, foram registrados 111 casos até o mês de abril.

Denize Assis