Prefeitura desenvolve ações de dengue em todas as regiões de Campinas esta semana

20/06/2007

A Secretaria de Saúde promove até sexta-feira, dia 22 de junho, em todas as regiões de Campinas, uma série de ações de combate à dengue. As atividades, diárias e ininterruptas, integram a intensificação da ofensiva contra o Aedes aegypti iniciada em abril em Campinas. O trabalho engloba busca ativa de pacientes com sintomas suspeitos da doença, arrastão de criadouros do mosquito, bloqueio químico, atuação em pontos de risco, atividades de educação em saúde, informação e mobilização social entre outras.

Nesta quarta-feira, 20 de junho, na região norte da cidade, nas áreas de abrangência dos Centros de Saúde Eulina e São Marcos, equipes visitaram borracharias e outros locais que acumulam pneus inservíveis para recolher e dar a destinação adequada ao material. Na área do Centro de Saúde (CS) Aurélia, técnicos da Vigilância em Saúde (Visa) Norte removeram pelo menos 2 mil quilos de criadouros em uma residência no Jardim Interlagos.

Na região sul, nesta quarta-feira, a Vigilância em Saúde promoveu bloqueio químico – nebulização com veneno - contra a dengue em áreas do bairro Campo Belo 1. A ação teve início no bairro na segunda-feira, 18, e vai até sexta-feira, dia 22.

Na região sudoeste, equipes da Visa atuaram hoje, dia 20, e prosseguem amanhã, 21, no Parque Dom Pedro, na área do CS Dic 1, em arrastão de criadouros do Aedes aegypti com busca ativa de pacientes com sintomas da doença. Durante as ações, os moradores são orientados em relação á dengue, com informações sobre sintomas, quando procurar o médico e necessidade de combater o mosquito todo dia, por meio da inviabilização de criadouros. Também são distribuídos folhetos educativos.

O Secretário de Saúde José Francisco Kerr Saraiva afirma que, além da prefeitura, que promove a limpeza urbana, mobiliza equipes de saúde, agentes comunitários e escolas, a população tem que ter consciência da importância da adoção de medidas para o controle do mosquito, como destinar adequadamente os resíduos e não deixar água acumulada em pneus e outros objetos que podem servir como criadouro para o mosquito.

“Campinas tem atuado com ações intersetoriais integradas num trabalho amplo de constante vigilância da dengue. Além disso, a Secretaria mantém um constante aperfeiçoamento do programa de combate à dengue. Nos próximos dias vai ser criado um grupo de combate às endemias e epidemias para, dessa maneira, conseguirmos um trabalho de forma estratégica e com maior eficácia. No entanto a comunidade precisa se unir ao poder público nesta luta e adotar cuidados para a destinação adequada do lixo e para evitar o acúmulo de água”, diz Francisco Saraiva.

Situação da doença. Desde janeiro de 2007, Campinas notificou 19.279 casos de dengue. Deste total, foram confirmados 4.878, sendo 4.082 de residentes de Campinas, 602 de moradores de outros municípios, principalmente Sumaré e Hortolândia, e 192 estão em investigação quanto ao local de moradia. O coeficiente de incidência é de 385 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Foram notificados 25 casos de dengue hemorrágica e 22 de dengue com complicação entre moradores de Campinas. A Vigilância em Saúde também registrou 19 casos da forma hemorrágica e 9 casos de dengue com complicação de pacientes oriundos de municípios vizinhos que foram atendidos nos serviços de saúde de Campinas.

Denize Assis