Fórum prepara profissionais de saúde para tratar e prevenir obesidade na infância e adolescência

20/06/2007

A Secretaria de Saúde promove nesta quinta-feira, dia 21 de junho, o Fórum Municipal de Atenção à Obesidade da Infância e na Adolescência. O evento, que será realizado das 8h às 18h, no Hotel Monreale, consiste em etapa preparatória para a implantação no início do segundo semestre de 2007 do Programa Municipal de Atenção e Prevenção à Obesidade na Infância e na Adolescência.

Estudos científicos apontam que as prevalências de sobrepeso e obesidade cresceram de maneira importante nos últimos 30 anos, especialmente na população infanto-juvenil, tendo duplicado na faixa etária de 6 a 18 anos.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 16,7% dos adolescentes brasileiros entre 10 e 19 anos sofrem de excesso de peso e o percentual se aplica a Campinas. Afirma-se que esse crescimento é maior nas famílias ricas – apesar de ter crescido significativamente nas mais pobres – que moram em áreas urbanizadas e incide mais sobre meninos do que as meninas.

O Fórum terá três momentos. No primeiro, será apresentada a situação atual do sobrepeso entre crianças e adolescentes em Campinas, no Brasil e no mundo. Em seguida, serão apresentadas experiências exitosas desenvolvidas por cinco unidades da rede pública municipal de saúde de Campinas com este público. No terceiro bloco, será discutido o protocolo de atenção e prevenção à obesidade na infância e adolescência, a ser implantado em Campinas.

O público-alvo do evento são os profissionais da rede pública de saúde e servidores de outras secretarias municipais envolvidos com a abordagem nutricional e com a atividade física, como Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo; Secretaria de Educação; Secretaria de Esportes; e Ceasa. São esperadas 200 pessoas.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, o programa a ser implantado por Campinas é de fundamental importância não somente para ações dentro do município, mas para servir como modelo a ser exportado para várias regiões do país, já que Campinas é um dos municípios brasileiros pioneiros nesta iniciativa.

“Considerando a transição epidemiológica onde cada vez mais as doenças crônico-degenerativas - especialmente as doenças cardiovasculares - constituem-se na principal causa de morte em nosso meio, e dentro do conhecimento de que a obesidade na infância passa a ser um fator precoce de determinação de obesidade na vida adulta - este um reconhecido fator de risco para o infarto -, é de fundamental importância incluir nas políticas públicas, especialmente as de Saúde, programas voltados para a atenção ao paciente com sobrepeso”, diz Francisco Saraiva.

O Hotel Monreale fica na avenida Aquidabã, 280, centro.

Denize Assis