Documentário ‘Políticas de Saúde no Brasil’ é lançado em Campinas

22/06/2007

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde (CETS), o Conselho Municipal de Saúde (CMS) e o Departamento de Medicina Preventiva e Social (DMSP) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançam em Campinas nesta sexta-feira, dia 22 de junho, o filme Políticas de Saúde no Brasil – Um século de luta pelo direito à saúde.

A cerimônia de lançamento acontece no Salão Vermelho do Paço Municipal às 17h30 e inclui mesa de abertura, projeção do filme e debate com o cineasta Renato Tapajós, que elaborou o roteiro e dirigiu o documentário; o médico Nelson Rodrigues dos Santos, que foi secretário de Saúde de Campinas, presidente do Conselho Nacional da Saúde e professor da FCM/Unicamp e atualmente é consultor do Ministério da Saúde; Maria da Graça Silva Xavier, primeira usuária presidente do Conselho Municipal de Saúde de Campinas; e José Luiz Riani Costa, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, do Ministério da Saúde. O debate será mediado pelo secretário municipal de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva. O evento é aberto ao público.

O filme, que foi rodado em Campinas, conta a história das políticas de saúde em nosso país, mostrando como ela se articulou com a história política brasileira, destacando os mecanismos que foram criados para sua implementação, desde as Caixas de Aposentadorias e Pensões até a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sua narrativa central mostra como a saúde era considerada, no início do século XX, um dever da população, com as práticas sanitárias implantadas autoritariamente pelo Estado, de modo articulado aos interesses do capital, e como, no decorrer do século, através da luta popular, essa relação se inverteu, passando a ser considerada, a partir da Constituição de 1988, um direito do cidadão e um dever do Estado.

Toda essa trajetória é contada através de uma narrativa ficcional, vivida por atores, com reconstrução de época, apoiada por material de arquivo. Para tornar a narrativa mais leve e atraente, o filme se vale da linguagem dos meios de comunicação dominantes em cada época, como o jornal, o rádio, a TV em preto e branco, a TV colorida e, por fim, a internet.

O filme foi realizado por iniciativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

A obra, de caráter formativo, terá distribuição gratuita, em todo o país, dirigida especialmente aos Conselhos de Saúde, instituições de ensino e movimentos sociais ligados à saúde. Estimula-se que o filme seja utilizado nas etapas municipais e estaduais da 13ª Conferência Nacional de Saúde.

Uma versão legendada em espanhol e inglês está sendo discutida com a OPAS, para divulgação junto a países da América Latina, Caribe e África, que buscam no SUS uma referência.

O documentário é composto por cinco capítulos, que podem ser assistidos em seqüência, com 60 minutos de duração, ou separadamente, cobrindo os seguintes períodos: 1900 a 1930; 1930 a 1945; 1945 a 1964; 1964 a 1988; e 1988 a 2006.

Além do filme e dos capítulos, o DVD conta com os seguintes Extras:

Making of: a construção do filme

Entrevistas:

Agenor Álvares: Ex-Ministro da Saúde
Antônio Alves de Souza: Secretário de Gestão Estratégica e Participativa

José Luiz Riani Costa: Diretor Depto de Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS

Ana Maria Costa: Diretora do Departamento de Apoio à Gestão Participativa
Memórias do Movimento de Saúde da Zona Leste de São Paulo.

Consultores: João Palma, Emerson Merhy e Túlio Franco

Ficha Técnica:

Políticas de Saúde no Brasil – Um século de luta pelo direito à saúde
Roteiro e direção: Renato Tapajós
Fotografia: Valdir Tesinho
Produção Executiva: André Alvarez
Direção de Produção: Júlio Matos
Assistência de direção: Marema Valadão e Guilherme Fogagnoli
Assistência de Produção: Alexandre Machado e Thaís de Souza
Edição: Júlio Matos e Daniel Seda

Volta ao índice de notícias