Cevi reúne pacientes e seus familiares em festa de inverno

27/06/2007

O Centro de Vivência Infantil (Cevi), da Secretaria de Saúde de Campinas, reuniu nesta terça-feira, 26 de junho, mais de 100 pessoas entre pacientes, seus familiares e profissionais de saúde em mais uma grande festa de inverno – a 11ª da história do serviço. O evento aconteceu no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora das Dores, no Cambuí, entre 13h e 18h.

O Cevi é um Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi II) que atende crianças e adolescentes até 16 anos de idade com transtornos mentais graves, problemas que atingem 3% das crianças.

A programação da festa incluiu brincadeiras como pescaria, lançamento de bola na boca do palhaço e bingo. Como prêmio, as crianças recebiam fichas para trocar em brinquedos. Também foram desenvolvidas atividades como dança circular e pintura. As famílias puderam se confraternizar num espaço que dispunha mesas com guloseimas típicas de inverno como canjica, bolo de fubá, pipoca, cachorro-quente, paçoca, cuscus, tortas salgadas, refrigerantes e sucos.

A festa foi custeada a partir de arrecadação de bazares promovidos nos últimos dois meses no Cevi, com a participação das famílias.

“Esta festa é importante porque consiste num momento de integração e socialização, com participação do coletivo. Durante as atividades, as crianças foram estimuladas para a autonomia. A festa produziu momentos de muita alegria, de participação intensa”, afirmou a psicóloga familiar Eliana M. G. Leite Figueiredo, coordenadora do Cevi.

Rebeca Avelino Laranja, de 6 anos, que é acompanhada pela equipe do Cevi há dois anos, participou da festa na companhia da irmã Letícia, de 3 anos, e dos pais, Simone e Walker Laranja.

“O trabalho do Cevi é muito importante no desenvolvimento da criança porque consegue enxergar cada paciente de maneira integral e não por partes, como acontece quando a criança é atendida por diferentes profissionais em diferentes lugares. E a festa é fundamental porque estimula a sociabilidade, tanto entre crianças como entre familiares. Nós, sozinhos, não conseguiríamos o progresso que o Cevi já proporcinou à Rebeca. Aproveitamos este momento também para festejar os resultados”, disse emocionada Simone Laranja.

Saiba mais.

O Cevi oferece atenção multidisciplinar, com ênfase no atendimento familiar grupal. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento das crianças e adolescentes capacitando-os para participação ativa na vida familiar, escolar e social.

Segundo a coordenadora do Cevi, as crianças são encaminhadas para a unidade após avaliação das equipes de referência dos centros de saúde ou serviços especializados. “As equipes de saúde da família devem assumir os casos antes do encaminhamento, para facilitar a inclusão das famílias nos outros recursos disponíveis na comunidade. O objetivo maior do Cevi é promover a autonomia para que a criança se reconheça como pessoa, saiba se cuidar, passe a ocupar espaços e saia da vida familiar para o mundo. A festa de inverno acontece dentro desta proposta”, afirmou Eliana.

O Capsi Cevi é mantido com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Tem 17 anos e foi o segundo Caps infantil implantado no Brasil. É referência para os municípios da região e de outras localidades do Estado de São Paulo, que procuram o Cevi de Campinas para conhecer o trabalho da unidade e adotar o modelo em seus territórios.

A unidade promove capacitação em saúde mental para pediatras que atuam nas unidades básicas da rede pública municipal de saúde, com objetivo de sensibilizar os profissionais para o diagnóstico precoce da depressão e do autismo.Também é campo de estágio supervisionado para alunos da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas).

A média de atendimento do Cevi é de 70 crianças. A equipe multidisciplinar da unidade conta com fonoaudiólogas, psiquiatra, terapeutas ocupacionais, assistente social, psicólogas, enfermeira, auxiliares de enfermagem e auxiliar administrativo. O Cevi fica na rua Antônio Lapa, 240, no Cambuí. O telefone da unidade é 3255-5281. A unidade também pode ser contatada pelos endereços eletrônicos saude.cevi@campinas.sp.gov.br ou cevi_cevi@bol.com.br

Denize Assis

Volta ao índice de notícias