Campinas vacinou 88% das crianças menores de cinco anos contra a pólio

27/06/2007

Balanço da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, divulgado nesta quarta-feira, 27 de junho, demonstra que 88% das crianças do município menores de 5 anos receberam a vacina Sabin durante a 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação Infantil, realizada entre 16 e 22 de junho.

Na primeira etapa da Campanha de 2006, 82,8% das crianças foram vacinadas. Em 2005, a cobertura vacinal foi de 84% na mesma etapa. A indicação do Ministério da Saúde é que 80% dos municípios brasileiros consigam atingir 95% de cobertura, meta que é mais difícil de ser conquistada em cidades metropolitanas com o perfil de Campinas.

Segundo o médico pediatra Pedro Humberto Scavariello, diretor municipal de saúde de Campinas, vários fatores contribuem para que a cidade não atinja a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. “As pessoas ainda não compreenderam a importância da vacina. Muitas vezes elas usam o raciocínio, incorreto, de que por terem participado de várias campanhas anteriores e já terem recebido a dose na rotina, não é necessário mais uma dose. Também contribui o fato de não se registrar mais casos da doença há muitos anos no Brasil o que dá a impressão de um risco distante, entre outros fatores”, diz.

Contingente. Na 1ª etapa da campanha em Campinas foram mobilizados 1,3 mil servidores em 275 postos de vacinação. Na área rural e nos locais mais distantes, as doses chegaram em unidades volantes por causa do acesso difícil. O município recebeu 120 mil doses da Sabin (contra a poliomielite).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a imunização contra a poliomielite em todo o mundo previna 550 mil casos da doença a cada ano. Antes do desenvolvimento da vacina, na década de 50, a poliomielite matava ou deixava seqüelas físicas em cerca de 600 mil pessoas todos os anos.

O último caso registrado da doença em Campinas ocorreu em 1981. No Estado de São Paulo foi em 1998, no município de Teodoro Sampaio. No Brasil, a doença está erradicada há 18 anos, sendo que os últimos casos foram registrados no Rio Grande do Norte e Paraíba.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina oral contra a poliomielite é a única vacina capaz de erradicar a doença no mundo. No Brasil, a utilização da vacina oral durante as campanhas é recomendada pelo Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Imunização e se constitui em ação complementar para a vacinação de rotina.

A 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação Infantil acontece no dia 25 de agosto.

Denize Assis