Farmácia Popular de Campinas completa um mês com 1,4 mil atendimentos

28/06/2007

A Farmácia Popular de Campinas completa nesta quinta-feira, 28 de junho, um mês de funcionamento com 1,4 mil atendimentos. Desde sua abertura, em 28 de maio, já foram dispensadas 3.349 unidades farmacêuticas, entre comprimidos, frascos e ampolas.

A maioria dos atendimentos é relativa a receitas oriundas de atendimentos particulares e de convênios. Também são atendidos muitos pacientes com receitas de serviços da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A unidade conta com, pelo menos, 95 itens de medicamentos correspondentes a 2 mil unidades ou apresentações comerciais. Todos os medicamentos são adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), exclusivamente para o programa e podem ser adquiridos a preço de custo.

Para ter acesso aos medicamentos comercializados na Farmácia Popular, o usuário deve apresentar receita médica ou odontológica contendo o CRM do profissional.

O programa Farmácia Popular do Brasil foi regulamentado em 2004 e começou a ser implementado em junho do mesmo ano para ampliar as ações de assistência farmacêutica e oferecer à população mais uma opção de acesso aos medicamentos.

A Farmácia Popular de Campinas fica na rua Ferreira Penteado, 854, centro. Trata-se da primeira unidade do Programa Farmácia Popular do Brasil no município. A meta da Prefeitura e do Ministério da Saúde é que outras quatro novas unidades do programa sejam inauguradas na cidade, a segunda até o final do ano no Complexo Ouro Verde.

O horário de funcionamento da Farmácia Popular de Campinas é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. O telefone da unidade é 3232-5577. A farmácia está aberta a todos os cidadãos.

Rede privada. Além das 324 farmácias populares em funcionamento, o programa Farmácia Popular do Brasil também abrange 3.416 drogarias privadas credenciadas que exibem a marca ‘Aqui Tem Farmácia Popular’. As farmácias credenciadas, graças à expansão do programa para a rede privada em março de 2006, oferecem à população medicamentos de combate à hipertensão e diabetes e contraceptivos femininos com até 90% de desconto sobre o preço praticado no mercado aos usuários que apresentem, no ato da compra, a receita médica e o documento CPF.

Levantamento do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que o programa tem aprovação de 91% dos usuários. O atendimento prestado nas unidades foi considerado um ponto forte do programa por 97% da população entrevistada.

Informações sobre a lista completa dos medicamentos oferecidos nas farmácias populares, as patologias atendidas, os endereços das unidades e as orientações sobre cadastramento de farmácias e drogarias privadas na fase de expansão podem ser obtidas por meio do Disque Saúde (0800-611997) ou através do site www.saude.gov.br.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias