Dia do Caminhoneiro: ações de educação em saúde atingem 120 motoristas

29/06/2007

Para marcar o Dia do Caminhoneiro, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Saúde da Vila Padre Anchieta, atendeu mais de 120 motoristas de caminhão nesta sexta-feira, dia 29 de junho, num posto de gasolina localizado no cruzamento das rodovias Anhangüera e Dom Pedro.

Os caminhoneiros foram orientados sobre hipertensão e diabetes e puderam aferir a pressão e fazer exames de glicemia. Os pacientes em que foram identificados problemas foram orientados a procurar o serviço de saúde da sua cidade e os de Campinas a buscar a unidade de saúde de referência para exames e acompanhamento.

Também foram disseminadas orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e Aids, distribuídos preservativos e um kit de redução de danos. Os motoristas ainda receberam informações sobre saúde bucal e ganharam um estojo com escova de dente e creme dental.

Os trabalhos foram organizados pelo Núcleo de Saúde Coletiva do Centro de Saúde da Vila Padre Anchieta e realizados por uma equipe composta por agentes comunitários de saúde, enfermeiros e uma médica.

“A receptividade foi muito boa. Este trabalho é realizado há cinco anos neste local porque o posto é um ponto de encontro de muitos caminhoneiros. O objetivo é atingir um público que está mais vulnerável a problemas como hipertensão e diabetes e outras doenças relacionadas à profissão em questão. A atividade é uma homenagem ao caminhoneiro e uma forma simples e barata de promover a saúde. A equipe está de parabéns”, disse a médica sanitarista Roberta Soares Nascimento.

O conselheiro do Centro de Saúde Anchieta, Valdir Oliveira, esteve presente no evento e elogiou a atividade. “Foram atendidos mais de 100 caminhoneiros. Foi um trabalho muito bem feito e que deveria ser utilizado como exemplo para outros locais do município que atendem a um grande público de caminhoneiros, já que muitos têm problemas de saúde e não sabem, nem estão sensibilizados para procurar um serviço de saúde”, afirmou Valdir.

Denize Assis